O que significa a visita de uma Libelula?

Perguntado por: umonteiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Em alguns países, como no Japão, a libélula é associada à felicidade, coragem e prosperidade. Na América, o inseto significa a renovação nos períodos de dificuldade.

7 – 56 dias

A planta, chamada de crotalária, atrai a libélula, predadora natural do aedes aegypti.

As libélulas são insetos predadores que pertencem à ordem Odonata. Esses animais exercem papel importante no controle biológico de pragas e atuam como bioindicadores de qualidade ambiental. Além disso, são protagonistas de numerosas crenças e tradições que habitam a imaginação popular há muitos séculos.

Embora muitos considerem que seu nome, corpo alongado e natureza predatória tenham conotações negativas, a realidade é que as libélulas aparecem para nós quando o universo quer que transmitamos que estamos em um momento positivo. Pelo menos é dessa forma que várias doutrinas espirituais enxergam esse animal.

A metáfora da libélula nos ensina uma valiosa lição: a necessidade de aproveitar o dia a dia ao máximo. Quando a ninfa troca sua última pele e as asas emergem, ela está ciente de que sua existência será efêmera.

A Libélula te convida a sair do emaranhado de ilusões convenientes que te impedem de chegar aonde o seu espírito quer chegar. O chamado bate à sua porta para a mudança. A escolha de atendê-lo é inteiramente sua.

Os matizes são de azuis, amarelos e vermelhos. Algumas espécies têm abdômen e asas transparentes. Chegam a percorrer 100 quilômetros num único dia, quando aproveitam para caçar durante o voo.

Alimentam-se de girinos, peixes juvenis e insetos, inclusive indivíduos da própria espécie. Podem ingerir cerca de 15% de seu peso, diariamente. Vivendo próximas a regiões de água limpa - local onde vivem no estágio larval - podem ser consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental.

Ainda segundo o autor, a pesquisa sobre a ocorrência de libélulas no Nordeste do Brasil vem crescendo nos últimos 10 anos, contribuindo para se ampliar o conhecimento sobre a diversidade de espécies de libélulas não somente nesta região, mas em toda a área neotropical.

As libélulas não picam, elas podem morder se forem capturadas com a mão, porém não machucam o homem.

“Nas colmeias, os insetos sociais se comunicam principalmente através de sinais químicos”, informa Lopes.

Por que a luz atrai insetos voadores? Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo.

A libélula traz algumas lições de vida:
As nossas limitações podem estar sendo impostas pela nossa própria mente e às vezes precisamos de um auxílio do universo para compreender quais direções seguir. As mudanças fazem parte disso e a libélula te estimula a caminhar em uma jornada de espiritualidade e intuição.

Libellulidae

  • Nome científico. Crocothemis erythraea (Brullé, 1832) Nome comum. Libélula escarlate.
  • Orthetrum chrysostigma (Burmeister, 1939) Nome comum. Libélula cauda-azul.
  • Sympetrum fonscolombii (Selys, 1840) Nome comum. Libélula de nervuras vermelhas.