O que significa a visão de Ezequiel?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

Nas visões de Ezequiel, “glória” indica o resplendor pela presença do Senhor (Ez 1.28; 3.12, 23; 8.4; 9.3; 10.4, 18-19; 11.22-23; 39.21; 43.2, 4-5; 44.4). Essa é a descrição feita pelo próprio profeta (1.26-28; 8.2).

O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança.
Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos. Os ossos tinham estado lá há muito tempo e estavam muito secos. Deus perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam voltar a ter vida mas Ezequiel não sabia a resposta (Ezequiel 37:2-3).

Característico de Ezequiel é tematizar o pecado das nações estrangeiras como “orgulho”, como tentativa de se igualar a Deus (28,1-2). É esse o motivo por que Deus rejeita as nações (28,6-10; 28,17; 31,2-9), de modo que serão dominadas por Babilônia (31,10-11; 32,11).

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

O simbolismo da roda está bastante associada ao seu movimento e à sua disposição radial, remetendo também ao espiral. Nessa medida, a roda representa o mundo, que é como uma roda dentro de uma roda, ou uma esfera dentro de uma esfera. A roda simboliza os ciclos, os movimentos de recomeços e renovações.

1. Ir roda á roda. Expressão que significa: ir o navio de encontro com a proa ao costado de outro. Ir roda à roda é uma expressão usada na Náutica.

Mão na roda é uma expressão informal utilizada para designar uma ajuda de grande valor. Um sinônimo muito comum para “mão na roda” é “quebrar o galho”, que possui o mesmo significado de quando a ajuda de alguém é de extrema importância para o sucesso de algo.

Ezequiel era de uma família sacerdotal e foi levado para as margens do rio Quebar, na Babilônia. Após ser tomado pelo poder de Deus, ele começou a profetizar aos hebreus cativos acerca do comportamento e da importância de manter a fé mesmo em meio à dificuldade.

O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
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  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo. Uma figura de linguagem que mostra a condição de quem diz: a experiência de uma vida perdeu todo interesse e valor.

Os ossos secos - a nação de Israel
Deus explicou a Ezequiel que os ossos secos representavam a nação de Israel. Depois de muitos anos de desobediência, Deus tinha castigado os israelitas, entregando-os nas mãos de seus inimigos.

37 1O poder do Senhor apoderou-se de mim e o seu espírito arrebatou-me e levou-me a um vale coberto de ossos. Levou-me à volta do vale, de maneira que pude ver que havia muitos ossos e que estavam muito secos.

Ezequiel profetiza sobre os julgamentos do Senhor para Jerusalém e explica por que a fome, a desolação, a guerra e as pestilências vão varrer a terra de Israel.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.