O que significa a vacina dTpa?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

Difteria, tétano e coqueluche. Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

Se a gestante estiver no primeiro trimestre de gestação, administrar as duas primeiras doses de dT e a última dose de dTpa entre 20ª e, preferencialmente, até a 36ª semana de gestação. Se a gestante comparecer à Sala de Vacinas a partir da 20ª semana de gestação, iniciar com a vacina dTpa.

Mas, no caso de grávidas que, por algum motivo, não se vacinaram com a dTpa durante a gestação, é recomendado que a imunização seja feita o mais cedo possível durante o puerpério. Dessa forma, ela ainda pode evitar transmitir a infecção para o bebê.

Quais vacinas para grávidas são recomendadas em situações especiais? Grávidas com menos de 16 anos devem tomar 2 doses no esquema (0 – 6 meses); Gestantes maiores de 16 anos devem tomar 3 doses no esquema (0 – 1 – 6 meses).

Conduta na gestação
A dTpa está recomendada em todas as gestações, pois além de proteger a gestante e evitar que ela transmita a Bordetella pertussis ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos ao feto protegendo-o nos primeiros meses de vida até que possa ser imunizado.

Contraindicação: Pessoas que apresentaram anafilaxia ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou após a administração de dose anterior. Esquema de doses: Pode ser usada para a dose de reforço prevista para os 4-5 anos de idade.

Efeitos e eventos adversos: Com a vacina DTPa os eventos adversos são menos frequentes e intensos do que com a DTPw. Manifestações locais: Inchaço, vermelhidão e dor no local da aplicação acontecem com 1,2% a 22,9% das crianças vacinadas.

O esquema básico da vacina é de 3 doses com 0,5 ml cada dose e deverá ser aplicada da seguinte maneira: - 1ª dose aos 2 meses de idade - 2ª dose aos 4 meses de idade - 3ª dose aos 6 meses de idade Nota1: Intervalo recomendado entre as 3 doses básicas é de 60 dias e o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

As mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Geralmente os fármacos são mais ácidos (índice abaixo de 6) que o pH do nosso organismo, então até o corpo conseguir neutralizar o outro diferente que chegou ali demora um tempo, o que pode acarretar sensação de dor e queimação.

A Sociedade Brasileira de Imunização e a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia recomendam(1,2) que a gestante seja vacinada com a dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) a partir da 20ª semana de gestação.

1A tosse é um sintoma incômodo para qualquer ser humano, ainda mais na tosse na gravidez que a sensibilidade esta a flor da pele. 2A tosse vem seguida de uma gripe ou resfriado forte e não causa nenhum mal ao bebê, pois o bebê esta bem protegido dentro do útero.

Os exames laboratoriais complementares são:

  • Urina e urocultura;
  • Hemograma;
  • Glicose;
  • VDRL;
  • Curva Glicêmica ou teste de tolerância à glicose (avaliação de diabetes gestacional)

Confira a lista das vacinas disponíveis no Previlab: dTpa Adulto - R$ 135.

O organismo precisa de tempo para fabricar os anticorpos. Estima-se que o potencial completo da vacina seja atingido em cerca de duas semanas após a imunização.

Grávidas e puérperas podem tomar a vacina bivalente contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (20), em Jacareí

A vacina dTpa está disponível na rede pública e particular de saúde. No SUS, o imunizante está disponível para gestantes, profissionais de saúde e parteiras tradicionais. Já na rede privada, é indicada para pessoas acima de 4 anos de idade.

A vacina dT ajuda a proteger contra difteria e tétano. A vacina dTpa ajuda a proteger contra difteria, tétano e coqueluche. As duas vacinas são administradas como doses de reforço para ajudar a prolongar a proteção contra estas doenças durante a vida a imunidade às mesmas doenças que a vacina DTP/DTPa ajuda a proteger.

Para adultos, o Ministério da Saúde recomenda doses contra hepatite B, difteria e tétano, a tríplice viral e a da febre amarela. E, para os idosos, as vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, pneumocócica 23-valente e influenza.