O que significa a unidade s dos ribossomos e qual sua função?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

As subunidades se unem quando os ribossomos se ligam ao RNA mensageiro durante o processo de síntese proteica. Juntamente com uma molécula de RNA de transferência (RNAt), ajudam a traduzir os genes codificadores de proteínas no mRNA para as proteínas.

Na subunidade menor do ribossomo está a região onde os RNAs transportadores (RNAT) se pareiam aos códons do RNA mensageiro (RNAm). Na subunidade maior, ocorrem as ligações peptídicas entre os aminoácidos que foram trazidos pelos RNATs, formando a proteína que é uma cadeia polipeptídica.

Essas subunidades podem então ser utilizadas para iniciar a síntese de outra proteína, sobre outra molécula de mRNA. Os ribossomos operam com uma eficiência notável: em um segundo um único ribossomo de uma célula adiciona aproximadamente dois aminoácidos à cadeia polipeptídica.

Os ribossomos são constituídos por duas subunidades (uma maior e uma menor) que se unirão, na realização da síntese proteica, ao RNAm e RNAt. Durante esse processo, o RNAm descola-se pelo ribossomo, enquanto o RNAt traduz as suas sequências de nucleotídeos em aminoácidos.

Existem dois tipos de ribossomos – “livres” e “associados” a um retículo endoplasmático. Os ribossomos associados estão ligados à superfície do retículo endoplasmático e são o local onde acontece a síntese de proteínas. A síntese de proteínas também ocorre nos ribossomos livres.

3 resposta(s)
Ribossomos 80 S são eucarióticos ribossomos composto de subunidades maiores e menores com coeficiente de Svedberg de 60S e 40S respectivamente. Bactérias e arqueobactérias têm menor ribossomos , denominado 70S ribossomos , que são compostos por um pequeno 30S subunidade e subunidade 50S grande.

Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma. Essas proteínas entram no interior do núcleo, por meio de poros presentes na membrana nuclear, e associam-se aos RNAr.

Eles tem como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula, pois as células necessitam de muitas proteínas para se desenvolverem, então elas possuem milhares de ribossomos em seu citoplasma.

nucléolo

É no nucléolo que o RNA ribossomal se liga a proteínas importadas do citoplasma e forma as unidades ribossomais.

Os ribossomos são responsáveis pela síntese das proteínas através da união de seus aminoácidos. Esta síntese é controlada pelo RNAm (RNA mensageiro) formado na transcrição gênica, sob comando do DNA.

O tRNA possui o anticódon UAC, o qual se emparelha com o códon AUG, o chamado códon de início da tradução. Após esse processo, a subunidade grande do ribossomo liga-se à subunidade pequena, tornando o ribossomo completo.

mitocôndrias

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais.

Ribossomos livres produzem proteínas que, em sua maioria, funcionarão no próprio citoplasma. Os ligados, no entanto, produzem proteínas que atuarão dentro de organelas ou que serão excretadas para fora da célula.

Todas as proteínas são formadas por moléculas denominadas de aminoácidos (veja a representação a seguir). Cada aminoácido é formado por um grupo carboxila (- COOH) e um grupo amina (-NH2), que estão ligados a um átomo de carbono.

Subunidade proteica é um dos polipeptídeos constituintes de qualquer proteína cuja estrutura seja quartenária, e composta de dois ou mais polipeptídeos dobrados separadamente, unidos por ligação fracas.

Estrutura do ribossomo
Durante a tradução as duas subunidades juntam-se ao redor de uma molécula de RNAm, formando um ribossomo completo. O ribossomo se move à frente pelo RNAm, códon a códon, conforme o lê e traduz em um polipeptídeo (cadeia de proteína).

Ribossomos são encontrados nas células sob duas formas: livres e associados ao retículo endoplasmático. Eles existem em várias localidades dentro da célula; entretanto esta localização depende da função da célula.

Onde ocorre a síntese proteica? A formação de proteínas ocorre em organelas denominadas ribossomos, os quais estão presentes em células eucariontes e procariontes. A tradução, considerada a etapa mais importante do processo, acontece dentro do RNA ribossômico, ou RNAr. Nesse local, forma-se o ribossomo ativo.