O que significa a unção com óleo?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 10 votos

Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger. A unção é o efeito de ungir ou untar.

A Bíblia não menciona Jesus ungindo os 12, nem os 70. Tomando por base Lc. 9: 1; 10: 1; I Tim. 4: 14, a consagração ao presbiterado e ao diaconato, é feita pela imposição das mãos, Atos 6: 6.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela.

O que é Ungido:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados.

Restaurar os contritos de coração” (versículo 1). Por exemplo: “Ele se oferece em sacrifício pelo pecado (…) para todos os quebrantados de coração e contritos de espírito” (2 Néfi 2:7).

Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

Qualquer pessoa enferma, mesmo que não corra risco de morte, ou com mais de 60 anos pode receber este sacramento. Em algumas paróquias, inclusive, ele é celebrado até uma ou duas vezes ao ano, durante uma eucaristia especial para idosos e enfermos, na qual eles recebem a Unção.

“Ao celebrar este sacramento, a Igreja, na comunhão dos santos, intercede pelo bem do doente. E o doente, por seu lado, pela graça deste sacramento, contribui para a santificação da Igreja e para o bem de todos os homens, pelos quais a Igreja sofre e se oferece, por Cristo, a Deus Pai” (CIC § 1522).

Em Marcos 6:13, por exemplo, lemos que os Apóstolos “ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”. E em Tiago 5:14 lemos: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor”. Ungir significa aplicar óleo ou unguento na cabeça ou no corpo da pessoa.

Quem afronta o ungido de Deus, Ta brincando com fogo e quer morrer. Nunca tente tocar no ungido, Ele tem o Deus vivo pra lhe defender.

Consagração do óleo

  1. Segura o recipiente aberto contendo azeite de oliva.
  2. Invoca o Pai Celestial.
  3. Declara estar agindo pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque.
  4. Consagra o óleo (não o recipiente), indicando que ele se destina à unção e bênção dos enfermos e aflitos.
  5. Encerra em nome de Jesus Cristo.

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Na Igreja Católica, o sacramento da unção deve ser administrado por um sacerdote que pronuncia palavras de conforto, enquanto unge o enfermo com o óleo abençoado. Nas religiões protestantes, a Unção dos enfermos também é praticada conforme as palavras do Apóstolo São Tiago.

Normalmente, o sacerdote leva consigo um recipiente com o óleo, para que, caso haja necessidade, faça uso dele. A unção é feita na fronte, nas mãos ou, se não for possível nesses locais, é feita numa outra parte.

Que ou quem foi seleccionado numa escolha (ex.: jogador escolhido; muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos).

Mas Davi respondeu a Abisai: “Quem levantaria a sua mão contra o ungido de Yahweh e ficaria impune?” Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente?