O que significa a túnica de Jesus?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Ela significava o destaque e o valor do primogênito. Não se fazia, naquele tempo, uma roupa tão elaborada e tão colorida.

Por causa da Bíblia (por exemplo, Marcos 6:56), você consegue descobrir que ele usava um manto — um xale longo (em inglês, himation, palavra de origem grega) — que tinha borlas, descritas como “bordas”; é nitidamente uma versão mais antiga do talit judeu.

Argenteuil (França)
Temos provas da existência desta Santa Túnica na igreja dos Beneditinos de Argenteuil desde meados do século IX. Parece também ter estado em Constantinopla e Jerusalém, mas Carlos Magno transferiu-a para Argenteuil para a sua custódia final.

A túnica deve ser alva, isto é, branca. No entanto, o sentido do uso da túnica é ainda mais profundo. Ela é a “veste branca” recebida no dia de nosso batismo, demonstrando exteriormente a vida nova em Cristo. Todo batizado, não apenas o sacerdote, tem na túnica branca a sua indumentária própria e característica.

Em Genesis 37:3 e 4, lemos: “ Ora, Israel (Jacó) amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice, e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.

Assim como muitos outros trajes típicos dos muçulmanos, a túnica tem sua origem nas tribos de beduínos que habitavam o Oriente Médio no século VI.

Em 1, observa-se a túnica íntima; em 2, a túnica média; em 3, a túnica adventícia.

Quem tiver duas túnicas, que reparta com quem não tem...”, ou seja, precisamos começar a identificar todo o excesso de posses que, porventura, possuímos em nossa vida, para separá-lo adequadamente do que nos é realmente essencial, de modo a direcionar esse excedente para as mãos dos que realmente necessitam.

Conhecido como Santo Sudário ou o Sudário de Turim - é na catedral do local que a peça fica - muitos acreditam que é a tela que se colocou sobre o corpo de Jesus Cristo quando foi enterrado.

O epitáfio na caixinha, provavelmente usada para transportar os ossos durante viagens, foi a evidência chave que o levou acreditar que a ossada pertencia a São João Batista. A descoberta é muito importante, em parte porque João Batista era discípulo e primo de Jesus — o que significa que eles dividem parte do DNA.

A túnica de José foi um presente dado por Jacó, seu pai, e o seu significado indicava o favoritismo e a proeminência de José em comparação aos seus irmãos. Devido a algumas traduções do texto bíblico do Antigo Testamento, a túnica de José ficou popularmente conhecida por ser uma túnica colorida e bem adornada.

Para o discípulo de Jesus só há uma coisa que vale a pena brigar para alcançar – a alma humana. Para isso, o discípulo está disposto a fazer de tudo ou deixar de fazer de tudo, se seu esforço valerá uma alma. Há situações em que temos que escolher entre justiça para nós ou a graça de Deus para um outro.

A “túnica colorida” de José o colocava em posição de destaque em relação aos outros filhos (Gn 37.3). Isso corroborava o sentimento de predileção de Jacó por José.

No sentido mais simples, a túnica colorida de José simbolizava favor. Era uma vestimenta dada a José por seu pai Jacó.

3 Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa.

Porque a inveja, o ódio e a perseguição, não vão impedir de Deus abençoar aquele o fiel. Tiraram a túnica de José, mas não puderam tirar as promessas. De nada adiantou tirar a túnica de José, lança-lo numa cova e em seguida vende-lo. Porque todas as coisas contribuem para o bem daquele que é chamado por Deus (Rm 8.28).

Desenvolvimento: As quatro túnicas de José. cores. para ele.