O que significa a tua vara eo teu cajado me consolam?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.

A vara e o cajado eram os instrumentos do pastor para guiar, corrigir e proteger as ovelhas. Deus é como um pastor com um cajado: Ele nos ajuda a encontrar o caminho certo, corrige nossos erros e nos protege dos ataques do inimigo (Salmos 23:4).

Para Davi, o seu cajado era o seu Deus Todo-Poderoso; era em Deus em que ele descansava quando estava cansado, era Deus que o defendia dos seus inimigos, era Deus o seu amparo. Ao longo dos salmos Davi refere que Deus era o seu socorro e refúgio.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

O cajado com um elmo alado e envolto por duas cobras é conhecido como Caduceu de Mercúrio, ou Hermes. O Conselho Federal de Contabilidade menciona Juan-Eduardo Cirlot, autor de “O dicionário dos símbolos”, para explicar a origem da figura.

Varão na Bíblia
Para a doutrina cristã evangélica, a palavra varão é comumente utilizada na Bíblia para se referir ao homem digno de fé e temor à Deus.

A vara é um pedaço de pau curto, era uma arma de defesa ou disciplina, que simboliza a força, o poder e autoridade de Deus. 2. O cajado é uma vara longa, tendo um gancho numa das extremidades que serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho certo, ou para removê-la de uma situação de perigo.

A declaração: “unges minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda” fala sobre as abundantes bênçãos que o Senhor derramadas sobre seus filhos. Em sua soberana misericórdia, o Senhor abençoa aqueles que são seus com bênçãos imerecidas.

O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...

Espiritualmente falando representam as nossas depressões, dores, enfermidades, conflitos, provações que podem ser chamadas de as horas baixas da nossa vida.

A declaração bíblica que diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos” aponta para a abundante provisão de Deus para com os seus filhos. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, essa frase não traz uma ideia barata de triunfalismo, mas uma certeza de que Deus cuida daqueles que são seus.

Significado de Cajado
[Figurado] Esteio; o que se usa para apoiar, para ancorar alguma coisa. Etimologia (origem da palavra cajado).

Moisés

Para provar que diz a verdade, Moisés joga seu cajado no chão, que se transforma em serpente, deixando todos maravilhados. Moisés vai até a cobra e a pega pela cauda e a serpente novamente se transforma em cajado.

Uma das mais antigas e primitivas armas feitas pelo homem, seu uso é registrado entre os primitivos australianos, e diversos povos da Antiguidade, tais como gregos e hebreus. Neste último povo é célebre a passagem contida no Antigo Testamento em que David derrota o gigante Golias, utilizando-se de uma funda.