O que significa a terra de Moabe?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

No campo mais simples de significado, Moab é o nome de uma faixa de terra montanhosa hoje em dia parte da Jordânia. Na Antiguidade, esta faixa pertencia ao chamado Reino Moabita, um reino vizinho de Israel, um inimigo de peso no domínio regional.

1. Moabi. Pessoa suprema, criatura ou ser humano que é invencível, não importa o que ela faça ele sempre vencera qualquer coisa.

Os seguintes nomes são mencionados no Antigo Testamento: Milcom. Moloc. Cámos.

Isaías 15–16 contém profecias sobre Moabe. O país recebeu o nome de Moabe, que foi o filho da filha mais velha de Ló (ver Gênesis 19:37) e que se estabeleceu naquele país com sua família.

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

Significado de Moabita
Os moabitas eram semitas relacionados com os hebreus. Lutaram várias vezes contra os israelitas que viviam ao norte e oeste, e também contra os edomitas que viviam ao sul. Nome que outrora se dava aos mouros da Arábia, para os diferençar dos da Espanha.

Os moabitas viviam na terra chamada Moabe, localizada entre o Mar Morto e o deserto da Arábia. Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia que inclui Moabe é quando Balaão disse ao rei Balaque para fazer o povo de Deus pecar com imoralidade sexual e comida dada à adoração de ídolos.

De acordo com o relato bíblico, Gênesis 19:37-38, tanto Ben-Ami (Amom) quanto Moabe nasceram de uma relação incestuosa entre Ló e suas duas filhas no resultado da destruição de Sodoma e Gomorra e a Bíblia refere-se aos amonitas e aos moabitas como os “filhos de Ló”.

americano de Utah, é conhecido por ser árido, áspe.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Moabitas. Segundo a Bíblia, tanto os Amonitas quanto os Moabitas são descendentes de Ló. Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami.

Durante séculos, os moabitas e amonitas foram inimigos dos israelitas, a nação escolhida e guiada especialmente por Deus. Vários dos profetas do Antigo Testamento citaram os moabitas e amonitas, quase sempre em mensagens de julgamento e castigo por causa dos pecados desses povos.

Introdução. Isaías 53 contém uma profecia relativa à Expiação de Jesus Cristo. Isaías ensinou que o Salvador seria desprezado e rejeitado, maltratado e afligido, que suportaria nossas dores e seria ferido por nossas transgressões.

dez anos

A Bíblia relata que Noemi habitou em Moabe por dez anos, tempo em que também perdeu seus dois filhos, ficando desamparada.

Um dos episódios mais notórios envolvendo Moabe e Israel ocorreu durante a peregrinação dos israelitas pelo deserto, em um evento conhecido como o incidente de Baal-Peor. Neste contexto, Moabe seduziu Israel através da adoração ao deus pagão Baal-Peor (Números 25:1-3).

A Moabe dos tempos bíblicos era uma faixa de terra com montanhas e vastas planícies, de solo bem fértil, na região da atual Jordânia, na parte oriental da margem do Mar Morto. Era o antigo reino dos moabitas, sempre em guerra com os israelitas, que ficavam a oeste.

Não satisfeito, juntou consigo Mesa ainda 700 homens para irem contra Edom, mas não prevaleceram o que obrigou Mesa a fazer algo terrível que acabou pondo fim aquele conflito: ele sacrificou seu filho primogênito para induzir o deus Quemos a livrar os moabitas da derrota certa.