O que significa a termo na obstetrícia?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Já uma gestação a termo significa que o parto foi feito no tempo certo e que o recém-nascido terá menos probabilidade de sofrer com problemas respiratórios e de outros sistemas, além de ter mais facilidade em se desenvolver nos primeiros dias de vida.

As operações a termo são um acordo de compra de ações em que o pagamento ocorre em data futura preestabelecida, por valor previamente definido, acrescido de uma taxa de juros.

Concluir ou chegar ao fim de (ex.: levaram a termo as negociações e conseguiram um acordo).

O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas. O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas. O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasce após 42 semanas. Quando uma gestação a termo está chegando ao fim, pode ocorrer uma redução do funcionamento da placenta.

RECÉM-NASCIDO A TERMO
É considerado RN normal ou de baixo risco aquele que nasce com IG entre 37 a 42 semanas, boa vitalidade, crescimento intra-uterino adequado e ausência de patologias ou malformações.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
Eu apoio o parto natural, mesmo que a ultrassonografia da criança apresente mais de 4kg.

Normalmente a carência será 300 dias se seu parto não for urgente e for realizado na 37ª semana ou seguintes, em situações normais. Lembre-se que a carência para parto de 300 dias somente se aplica aos casos de parto a termo.

Sintomas do parto prematuro

  • Cólicas parecidas com as menstruais acima do osso púbico.
  • Pressão ou dor na pélvis, nas coxas ou na virilha.
  • Dor seca na lombar ou pressão nas costas.
  • Cólicas intestinais ou diarreia.
  • Aumento do corrimento vaginal.
  • Líquido aquoso, corrimento rosado ou marrom, ou sangue saindo pela vagina.

Sendo assim, considera-se: a) RN pré-termo – toda criança nascida antes de 37 semanas de gestação; b) RN a termo – toda criança nascida entre 37 e 42 semanas de gestação; c) RN pós-termo – toda criança nascida após 42 semanas de gestação.

Uma gravidez a termo acontece entre 37 a 41 semanas e 6 dias. Portanto, uma gestação é considerada pós-termo (aquele famoso “passou da hora”) existe somente quando a gestação ultrapassa as 42 semanas.

Lei dá direito de escolha às gestantes
A melhor modalidade de parto deve ser uma escolha da parturiente, sempre com acompanhamento médico. É o que diz outra lei, a de nº 20127/2020, que alterou para melhor o que determinava a lei 19.701/2018.

Ou seja, parto normal é o mesmo que parto vaginal. Já em um parto com intervenção cirúrgica, a criança não passa pelo canal vaginal; ela é retirada pela equipe médica por um corte no ventre da mulher. Existem algumas variações na técnica cirúrgica, mas são todas chamadas popularmente de cesáreas ou cesarianas.

O bebê com 37 semanas já é exatamente o bebê que nascerá!
Nesta última semana, o bebê chupa dedo, puxa o cordão umbilical, e se nascer hoje, será considerado a termo quando entrarmos no 9º mês de gestação.

Na 37ª semana da gravidez, é um bom momento para começar a repassar o que você aprendeu sobre o trabalho de parto, a respiração e o parto em si. O bebê está quase pronto para nascer e o trabalho de parto pode começar em qualquer momento. O pré-parto é parecido, mas não é o mesmo que um falso alarme.

O período neonatal compreende os primeiros vinte e oito dias de vida do bebê após o nascimento. O recém-nascido à termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas e o pré-termo todo aquele nascidos com menos de 37 semanas(3).

O RN pode ainda ser classificado pelo tamanho como recém-nascido pequeno para a idade gestacional (PIG); recém-nascido adequado para a idade gestacional (AIG) e recém-nascido grandes para a idade gestacional (GIG).

Para estimarmos com maior precisão o risco do RN apresentar determinadas patologias ou de morrer, torna-se necessário a análise de duas grandes variáveis em conjunto, que são a idade gestacional e o peso. A idade gestacional (IG) é o tempo transcorrido desde a concepção até o momento do nascimento.