O que significa a tatuagem faca na caveira?

Perguntado por: ibernardes7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A caveira, ou faca na caveira é o símbolo do BOPE (Brigada de Operações Policiais Especiais). Neste caso, a faca representa o caráter ousado do indivíduo de quem cumpre a missão e a caveira simboliza não apenas a morte, mas também o conhecimento e inteligência.

Essa tatuagem também é usada para identificar matadores de policiais. A caveira é um símbolo de morte e perigo, representando coragem, força e desafio às autoridades.

Significado da Tatuagem de Caveira
A caveira é literalmente um conjunto de ossos do crânio e da face, que apesar de estar conectado à morte e ao caráter passageiro da vida, também representa mudança, transformação, renovação, o começo de um novo ciclo. Também por carregar o cérebro, simboliza inteligência e sabedoria.

O significado da caveira presente na Bíblia e na espiritualidade. Na Bíblia o local onde Jesus foi crucificado se chama Gólgota ou Calvário, que em aramaico significa “caveira”. Ele tinha esse nome porque ali aconteciam muitas crucificações, simbolizando a morte. Era uma espécie de túmulo.

"O Significado espiritual da Caveira é bondade, virtude, respeito, reciprocidade e igualdade, mas sem subordinação, fraqueza ou aceitação de tudo. A Caveira mostra quem somos e como queremos ser vistos e tratados, nossa força interior e nossos valores petante a vida que temos".

A Caveira, além do desenho do crânio, tem como identificação um mago – referência ao chefe do grupo, Genildo Lino da Silva, o Perna, que está no Presídio Federal de Catanduvas (PR).

Por estar associada ao sacrifício em algumas culturas, ela está diretamente relacionada com a morte, mas também com o sacrifício por um ideal.

A caveira é considerada pela maioria das culturas como um dos símbolos da morte. Mas as caveiras estão longe de ter somente este sentido sombrio. As caveiras normalmente são um símbolo escolhido pelas pessoas destemidas, que não temem a morte, tampouco as batalhas da vida.

No Brasil, a tatuagem de carpa também é vista em presídios, sendo adotada por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma organização criminosa que atua em vários estados do país.

Demônio-da-Tasmânia:
Símbolo do Comando Vermelho (CV). Se o Taz estiver segurando a cabeça do Chucky, significa que o bandido matou um membro da facção rival Amigos Amigos dos Amigos (ADA).

Além do mórbido e decadente, a tatuagem de caveira traz significados como proteção, poder, força e superação. São muito utilizadas para imagens tanto masculinas quanto femininas.

Em algumas crenças, a representação dos olhos têm o poder de blindar contra energias negativas e proteger contra o mau-olhado. É comum vermos olhos gregos em pingentes, chaveiros e tatuagens, simbolizando a proteção contra a inveja e vibrações ruins.

Originalmente criado como um dia em que as pessoas eram encorajadas a desenhar um ponto-e-vírgula em seus corpos e fotografá-lo, ele rapidamente se transformou em algo maior e mais permanente. Hoje, pessoas de todo o mundo estão tatuando a marca como um lembrete de sua luta, vitória e sobrevivência.

Inspirado na subcultura das gangues de motoqueiros americanos ou nos notórios clubes de metaleiros, um anel de caveira está associado à bravura e à rebeldia.

Além de serem empregadas em rituais, as caveiras eram aplicadas também como objetos de decoração de casas, pirâmides e máscaras, como forma de transmitir respeito e imponência.

Significado de Caveira
substantivo feminino A divisão do esqueleto em que estão compreendidos os ossos da face e do crânio, descarnados. [Por Extensão] Esqueleto; agrupamentos dos ossos de um vertebrado, geralmente, morto. [Figurado] Rosto esquelético, magro. [Informal] Figurado.

Caveirão, de caveira, provém do latim "calvária", de "calvus", "calvo" - justamente o desprovido de cabelos, designando a cabeça desencarnada, o crânio e ossos da face descarnados.

Atribuiu-se este nome, "Lugar da Caveira", porque o local, fora das muralhas da cidade, apresentava uma elevação que se assemelhava a um crânio, e era também o local onde os condenados à morte eram crucificados.

Uma pulseira de caveira dava a qualquer homem que a usasse, um toque de dureza e uma vibração de masculinidade intensa. Eles também consideravam ser seu anjo da guarda que salvaria de acidentes, ferimentos e morte. Ou também que usando grandes caveiras, assaltantes e demais criminosos se intimidariam com sua presença.