O que significa a tatuagem de um carranca?

Perguntado por: ecaldeira4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A carranca tattoo é muito popular entre as pessoas. Esse amuleto impresso na pele tem como representação dos sentimentos não tão bons dos seres humanos. E assim como o amuleto de madeira, a carranca tattoo significa a proteção contra maus agouros.

Diz a lenda que diversos espíritos habitam as águas do rio São Francisco e para se proteger de embarcações viradas por eles, os pescadores começaram a colocar nas suas proas imagens que remetem a metade gente, metade animal. São as carrancas, capazes de afastar o mau-olhado, o azar e as assombrações.

Tradição, muitas histórias e lendas permeiam as chamadas Carrancas. Os primeiros registros dessa expressão são de 1888 em uma publicação dos autores Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar, como uma manifestação artística coletiva.

A carranca também é encontrada em algumas religiões africanas e de origem africana como o Candomblé e a Umbanda. Na Umbanda está ligada a Exu que afasta energias negativas e mau olhado. Podendo significar tanto o orixá Exu quanto um amuleto contra mau olhado.

Esse espírito maligno afundava embarcações, matando dezenas de pessoas. A carranca, a partir dessa lenda, era colocada na frente das embarcações para espantar esse terrível monstro.

As carrancas, estranhas figuras mitológicas colocadas na proa dos barcos, têm por função mágica espantar os bichos das águas.

Tradicionalmente, as carrancas são esculturas em madeira posicionadas nas proas dos barcos para afastar más energias e proteger os navegantes em suas expedições pelo Rio São Francisco.

Atualmente, qual é a importância das carrancas para as comunidades que as produzem? RESPOSTA: A produção das carrancas constitui fonte de renda para os artesãos, além de ser um elemento de preservação da cultura das comunidades banhadas pelo rio São Francisco.

Sombrio, fechado, carregado, com aspecto de mau humor.

A carranca é uma escultura, feita de madeira ou barro, que apresenta um rosto com zoomorfização, que é uma mistura de características humanas e animais. O modelo mais conhecido é o vampiresco, com dentes pontudos e afiados como o de um vampiro; boca, olhos e nariz costumam ser grandes e vermelhos.

A origem das carrancas está ligada ao rio São Francisco (elemento natural) e às crenças populares de que tais esculturas protegiam as embarcações dos maus espíritos e do risco de naufrágio ou chamavam a atenção da população para os barcos que traziam mercadorias (elemento cultural).

Resposta verificada por especialistas
As carrancas são, geralmente, representações de deuses, monstros ou outros tipos de entidades sobrenaturais, e marcam a identidade da cultura que as criou na medida em que estas entidades são símbolos próprios desta cultura.

As carrancas são consideradas como representação da cultura popular santamariense, aliada a seu aspecto totêmico em que, quando colocada nas proas protegiam as embarcações e os barqueiros que trabalhavam na região do Médio São Francisco.

Na hora de escolher o que fazer em Carrancas com chuva, saiba que você pode turistar pela área histórica da cidade, que tem todo aquele charme das cidades interioranas mineiras com praça, igreja e casinhas antigas.

Mirante da Serra de Carrancas ou Salto de Carrancas
Esse é o local perfeito para assistir ao pôr do sol em Carrancas, em um mirante com vista extraordinária para as montanhas e para a estrada de acesso à cidade.

A Arte de moldar o barro e criar peças únicas é uma tradição que Ana também passou para suas filhas. "Através do amor que ela tinha na arte, ela repassa pras filhas esse conhecimento e até então a gente dá continuidade ao trabalho produzindo peças rústicas e diversificadas no barro", afirmou Maria.

Símbolo da identidade cultural do povo ribeirinho, a carranca nasceu da relação que estabelecemos com as águas e seus mistérios.

Resposta: A presença da madeira, da produção das cores e a cultura local foram os fatores que fizeram surgir as carrancas. As carrancas são esculturas, onde a população local acredita que protege as pessoas qe ali vivem, herdada da cultura local e dos aspectos locais dessas áreas, provinda da origem negra ou ameríndia.