O que significa a tatuagem da Medusa?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os templos gregos eram decorados com imagens da medusa para afastar os maus espíritos. Sendo assim, a tatuagem de medusa retrata tanto a beleza e sedução como a proteção contra o mal. O rosto da medusa também foi adotado como símbolo feminista pois ela foi responsabilizada e punida pelo ato sexual com Poseidon.

Medusa era uma górgona, um ser monstruoso que foi descrito na mitologia grega. Ela possuía duas irmãs (sendo a única que não era imortal), tinha a aparência de uma serpente e transformava em pedra todos os que a encaravam. Na mitologia, Medusa ficou marcada por ter sido morta por Perseu, herói filho de Zeus.

Para os homens a tatuagem de índia representa a proteção dos deuses indígenas bem como a bravura e a garra de um guerreiro que vai à luta diariamente. o significado da tatuagem de índias para as mulheres representa a determinação e a coragem para lutar no dia-a-dia.

Só que, culturalmente, ao menos no ocidente, Medusa sempre foi símbolo da raiva feminina: muitas mulheres associam imediatamente seu nome à ira feminina mesmo sem conhecer qualquer detalhe de seu mito. Não à toa, no século XX diversas autoras e grupos feministas adotaram Medusa como símbolo de sua atuação política.

Na mitologia grega, Medusa era uma Górgona, uma criatura com cabelos de serpentes e olhos que podiam petrificar qualquer um que a olhasse diretamente. Como tal, a tatuagem da Medusa pode ser usada como um símbolo de poder, força e capacidade de superar desafios.

"Ele nada mais é que o sexo oral na região anal", explica Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Unifesp.

Medusa representa as formas mentais negativas, com seus cabelos em forma de serpentes, que paralisam o ser humano, e o impedem de evoluir.

Medusa foi decapitada por Perseu, herói filho de Zeus. Em certo momento, Perseu pediu para Polidecto (irmão de Díctis e rei de Sérifos) dar um presente de casamento para uma mulher chamada Hipôdamia.

A história da Medusa é uma das mais conhecidas da mitologia grega. Na lenda, a terrível górgona com cabelos de serpente e olhar petrificador acaba sendo decapitada pelo herói Perseu e passa a ser utilizada como arma de guerra.

A tragédia entrou em seu destino quando Poseidon, deus dos oceanos, passou a desejar Medusa – e, diante da recusa, a estuprou dentro do templo. Atena, furiosa pelo fim da castidade de sua sacerdotisa, transformou o cabelo de Medusa em serpentes, e lhe rogou a maldição de transformar pessoas em pedra.

Górgona
Medusa, obra de Bernini. Museus Capitolinos, Roma
MoradaMonte Olimpo

Carpa. Significado: é vista principalmente em membros do PCC. A carpa tem forte ligação com a cultura oriental e significa prosperidade. Se o peixe estiver apontado para cima, quer dizer que o criminoso encontra-se em ascensão ou que ocupa uma posição de respeito dentro do grupo.

Por estar relacionada ao culto à morte, a Catrina guarda como símbolo a finitude da vida em contraposição à eternidade do espírito. Uma tatuagem de Catrina denota a consciência de que a vida é uma passagem e de que, despidos da matéria, somos todos iguais.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a vida, a sensualidade, a dualidade, a luz, a escuridão, o mistério, a tentação, o engano, a morte, a destruição.

“A borboleta é considerada o símbolo da transformação. Entre outros, simboliza felicidade, beleza, inconstância, efemeridade da natureza e da renovação. Os estágios desse inseto (lagarta, crisálida e borboleta) significam respectivamente vida, morte e ressurreição, ou seja, a metamorfose cristã.”

Gianni, designer e fundador da grife italiana Versace, se inspirou na Deusa da mitologia grega, Medusa, ao elaborar a logo que representaria a sua marca.