O que significa a sigla W em eletricidade?

Perguntado por: dporto7 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Olha só, o watt é a unidade de energia do Sistema Internacional de Unidades. Seu símbolo é o W. Sabe o que isso de fato significa? Toda vez que você usa um equipamento eletrônico, dentro dele, a energia elétrica é transformada em força de trabalho, chamada de potência.

A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo. A unidade kVA significa 1 quilovolt ampere, sendo VA a potência aparente de uma fonte geradora de energia.

a expressão Volt ''V'' Significa a tensão em que o aparelho deve ser usado, existem vários tipos, depende se a casa usa duas fases ou três fases, ou até mesmo uma fase, o termo 220v é usado pra quem possui uma casa de duas fases, o Watt (W) é usado para identificar a potência daquele aparelho na casa, uma casa de uma ...

O Watt, simbolizado pela letra W, é a unidade padrão para a potência elétrica, sendo que equivale a 1 joule por segundo.

O produto da tensão pela corrente elétrica define a potência elétrica de um equipamento, e não o consumo. Imagine que um chuveiro elétrico possua potência igual a 5500 W e esteja ligado a uma rede que ofereça 220 V. A corrente elétrica necessária para seu funcionamento é 25 A (25 x 220 = 5500).

A unidade de potência no sistema internacional de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo.

O número gravado numa das partes de uma lâmpada elétrica mostra o seu consumo em watts. Uma lâmpada que opere a 100V e use dois ampères consome 200W (100x2) A potência elétrica é muitas vezes medida em quilowatts (mil watts).

O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo.

Essa potência é medida em Watts, ou W, certo? Já no caso da fonte pra PC, por exemplo, o trabalho dela é distribuir a eletricidade pra cada parte da sua máquina funcionar direitinho. Então, se você escolhe um modelo de 500W, as peças do computador precisam de 700W pra funcionar.

Watts é a unidade de medida da potência. Em termos práticos, a voltagem é referente a tomada de energia (110 ou 220 volts) e a potência varia para cada aparelho. Exemplo: um aparelho de som pode funcionar em 110 volts e a potência do som do aparelho é de 35 watts.

Por exemplo: um computador ligado em uma tomada de 127 volts, que "puxa" uma corrente de 1 ampere, trabalha com uma potência de 127 watts e, consequentemente, consome 127 watts-hora de energia. Em 20 horas esse computador consumiria 2540 watts, ou 2.54 kW (um Quilowatt [kWh] corresponde a 1000 watts).

Uma lâmpada cuja potência é 100 W consome energia a uma taxa de 100 joules por segundo. Em uma hora consome 360.000 joules ou, equivalentemente, 100 Wh. Se ficar acesa durante 10 horas, consumirá 1000 Wh ou 1 kWh.

No sistema internacional de medidas, o KW é compreendido como sendo a unidade que compreende 1000 Watts. Então, para converter Watts em KW, basta dividir a quantidade em Watts por 1000. Assim temos que 1 KW = 1000 W, ou 1 W = 0,001 KW.

Gente, já reparou que todos eletroportáteis vêm com a informação de quantos watts consomem? Esse é o nome que se dá pra medida da potência elétrica de cada aparelho.

Essa unidade indica o volume de energia que pode ser gerada por meio de um sistema de energia solar dentro de uma hora. Portanto, se seus painéis produzem 1 kW em um período de 60 minutos, são produzidos 1.000 W de energia a cada hora.