O que significa a sigla VAS na enfermagem?

Perguntado por: aaparicio2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

É o procedimento técnico utilizado para remover secreções do trato respiratório (oral e nasal), quando necessário. Remover por aspiração as secreções do trato respiratório sem que haja traumatismo; • Promover permeabilidade de vias aéreas superiores; • Fornecer adequada oxigenação ao paciente.

Durante o procedimento de aspiração são implementados os seguintes cuidados: clampear o látex no momento da introdução da sonda, para não ocasionar lesões; não introduzir toda a sonda; desclampear o látex na retirada da sonda, sempre em movimentos circulares; fluidificar as secreções com soro fisiológico; e realizar ...

Existem basicamente três tipos de aspiração: naso- traqueal, orotraqueal e endotraqueal.

Qual a ordem da aspiração da via aérea? 1º VAI ( tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia); 2º Cavidade nasal; 3º Cavidade oral.

Nós do Controle de Infecção indicamos aspirar primeiramente boca, com a finalidade de minimizarmos as microbroncoaspirações. Em seguida desprezar a sonda e luva e calçar luvas estéreis, pegar uma nova sonda e aspirar TOT ou traqueostomia e em seguida aspirar narinas.

3º Os pacientes atendidos em Unidades de Emergência, Salas de Estabilização de Emergência, ou demais unidades da assistência, considerados graves, mesmo que não estando em respiração artificial, deverão ser aspirados pelo profissional Enfermeiro, exceto em situação de emergência, conforme dispõe a Lei do Exercício ...

avental ou capote não-estéril; • Toalha de rosto ou papel toalha; • Aparelho de aspiração portátil ou fonte de vácuo em rede; • Frasco de vidro de aspiração; • Válvula redutora de pressão para rede de vácuo; • Frasco coletor de secreções descartável, preferencialmente e na sua ausência a extensão descartável para ...

( ) Caso um paciente necessite aspiração da orofaringe e da nasofaringe, a sequência correta é aspirar primeiro a boca e depois o nariz.

Se a aspiração for feita pela cânula de traqueostomia, é preciso fazer na região do nariz e da boca, em último lugar. Caso seja necessário realizar o procedimento muitas vezes, a sonda não precisa ser descartada. No entanto, é fundamental aspirar uma boa quantidade de água para garantir a limpeza total.

A aspiração traqueobrônquica é necessária para suplementar seus esforços e promover a limpeza das secreções presentes nas vias aéreas de pacientes com exaustão e fraqueza muscular respiratória que não estão respirando espontaneamente.

Secreção no pulmão é um material de consistência líquida ou mais espessa, formado por restos celulares e outras substâncias eliminadas pelas células pulmonares. Geralmente, a secreção é mucosa ou purulenta, podendo ter diferentes colorações e até ser acompanhada de sangue.

As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas. As mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo, glândulas salivares.

A Sonda de Aspiração Sistema Fechado DBI Medical (conhecido como cateter de sucção) é usado para sugar o escarro e a secreção no trato respiratório, a fim de impedir o entupimento das vias aéreas.

Causa ligada a cânula de traqueostomia: É a chamada ROLHA, que ocorre quando há um entupimento da cânula de traqueostomia por secreções que vão endurecendo no interior da sua luz.

A seringa de 60ml: É geralmente usada para aspiração e injeção de grandes volumes líquidos e soluções, e alimentação enteral, durante procedimentos médicos, a sua escala de graduação de 1 em 1 ml.