O que significa a sigla SSVV?

Perguntado por: mzaganelli . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo.

Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial, (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.

Os SSVVsinais vitais são dados fisiológicos que indicam a capacidade do corpo em regular a temperatura, a oxigenação dos tecidos e o fluxo sanguíneo, e incluem a mensuração da temperatura, do pulso (FCfrequência cardíaca), da FRfrequência respiratória e da PApressão arterial.

É expressa em bpm: batimentos por minuto. Aferição da freqüência cardíaca ao repouso: É a medida da FC quando o paciente está em repouso. 2. Colocar o paciente em posição confortável e orientá-lo quanto ao exame.

Os sinais vitais compreendem:

  • Temperatura;
  • Frequência respiratória;
  • Frequência cardíaca;
  • Pressão arterial.

Os sinais vitais compreendem a temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.

Para funcionar bem, seu corpo requer que duas de suas funções estejam sempre bem equilibradas: a temperatura e a pressão arterial. Os 36,5 °C a 37,5 °C habituais são a temperatura ideal para que as reações químicas que mantêm o organismo em pleno funcionamento aconteçam sem grandes dificuldades.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial , (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.

A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto.

VALORES DE REFERÊNCIA
NORMALIDADE: 36°C a 37.2°C. ESTADO FEBRIL: 37.3°C a 37.7°C. FEBRE: 37.8°C Acima. Fonte: BRASIL, 2020.

Lavar as mãos; Explicar ao paciente o que vai ser feito; Fazer desinfecção do termômetro com o algodão embebido em álcool a 70% e certificar-se que a coluna de mercúrio está a baixo de 35o C; Enxugar a axila com a roupa do paciente (a unidade abaixa a temperatura da pele, não dando a temperatura real do corpo);

precisam ser completas, legíveis, claras e cronológicas; sempre conter observações dos cuidados de rotina e específicos; constar resposta do paciente aos cuidados prescritos, sinais e sintomas observados; dar preferência à descrição de características, como quantidade (ml, l), forma, coloração, tamanho (cm, mm etc.);

Em condições fisiológicas de repouso em adultos, a frequência respiratória habitualmente, encontra- se em torno de 12 a 20 incursões respiratórias por minuto (irpm). Dessa maneira, uma frequência superior a isso se enquadra na denominação de taquipneia.

Usamos “mmHg” para indicar quantos milímetros o mercúrio sobe no medidor do aparelho. Quando lhe dizem que sua pressão está “doze por oito”, por exemplo, significa a medida de 120x80 mmHg, onde 120 é a pressão nos vasos, quando o coração se contrai, e 80 é a pressão nos vasos, quando o coração relaxa.

O monitoramento remoto de pacientes é mais um avanço tecnológico da medicina. Por meio do RPM (sigla em inglês para Remote Patient Monitoring), as pessoas podem ter alguns índices acompanhados à distância. Isso tudo sem filas, deslocamentos e esperas prolongadas no consultório.

Pulso rítmico: os intervalos entre os batimentos são iguais. Pulso arrítmico: os intervalos entre os batimentos são desiguais. Pulso dicrótico: dá impressão de dois batimentos. Taquisfigmia: pulso acelerado.

11) O sinal vital que não varia com a idade é:
Pulso.