O que significa a sigla SpO2?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Os aparelhos de oximetria, em geral, exibem 2 informações: a frequência cardíaca (PR – pulse rate, medido em bpm – batimentos por minuto) e a saturação periférica de oxigênio (SpO2).

Um oxímetro de pulso pode medir a SpO2. É um dispositivo não invasivo colocado sobre o dedo de uma pessoa. Ele mede os comprimentos de onda da luz para determinar a proporção dos níveis atuais de hemoglobina oxigenada para hemoglobina desoxigenada.

“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.

A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC) ou a apneia do sono, dentre outros.

Na forma aguda, a pessoa pode sentir falta de ar extremamente incapacitante, palpitação cardíaca, tontura e desmaio. Em casos mais graves, pode levar a crises convulsivas, parada cardíaca e até mesmo a óbito. Já nos casos crônicos, o corpo tende a se acostumar com a condição e raramente ocorre taquicardia.

Em idosos, uma saturação de 90 a 92% é aceitável.

Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.

Os aparelhos de oximetria, em geral, exibem 2 informações: a frequência cardíaca (PR – pulse rate, medido em bpm – batimentos por minuto) e a saturação periférica de oxigênio (SpO2).

Também conhecida como hipoxemia, é caracterizada por uma saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente, considerando uma amostra de sangue de indivíduo saudável. O quadro é considerado crítico quando o nível de saturação fica abaixo de 85%. Lembrando que o ideal é que a saturação de oxigênio fique próxima a 100%.

O nível de oxigenação considerado preocupante para o médico seria abaixo de 94%, já para o médico Carlos Carvalho no podcast citado, o sinal vermelho para a leitura do oxímetro estaria abaixo de 91% e acima disso o paciente estaria no que ele chamou de sinal amarelo, estando em nível normal entre 97 e 100%.

O preço médio de oximetro de dedo depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oximetro de dedo por valores entre R$ 65,90 e R$ 2.669,14.

O que determina a gravidade de uma falta de ar é a sua frequência. Ter dificuldades para respirar mesmo parado ou em situações normais não é um bom sinal. A falta de ar constante deve ser investigada e devidamente tratada.

O ferro ajuda a aumentar o oxigênio no sangue e vem em duas formas: heme (carne bovina, ostras, pato e cordeiro) e não-heme (enquanto frutas, vegetais e grãos). Os exercícios respiratórios ajudam a aumentar os níveis de oxigênio, reduzir o cortisol e diminuir a ansiedade.

Já durante a noite, a hipoxemia (diminuição da oxigenação no sangue), presente em algumas doenças, piora, principalmente na fase do sono REM (rapid eye movement – movimento rápido dos olhos). Alguns estudos alertam para uma hipoxemia maior durante a noite quando comparada com a diurna durante a atividade intensa.

Quais são os sinais de esforço respiratório? São sintomas secreção e obstrução nasal, tosse, chiado no peito, dor de garganta e de cabeça, alterações do paladar e olfato e pode ou não ter febre associada.

A saturação baixa em idosos é uma condição que ocorre quando o corpo não recebe oxigênio suficiente ou não absorve este gás de maneira adequada. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de problemas médicos, como o distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC), apneia do sono, dentre outros.

Continuar lendo O que é SpO2 98?