O que significa a sigla SIS no aparelho de pressão?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

No monitor do aparelho de pressão digital é comum encontrar as indicações SIS, DIA e PUL. O SIS indica a pressão sistólica (menor valor), o DIA indica a pressão diastólica (maior valor) e a indicação PUL indica a pulsação do paciente.

A transcrição do valor da pressão arterial sempre considera primeiro a sistólica e depois a diastólica. Assim, quando o aparelho mede, por exemplo, 120/80mmHg, significa que a máxima foi 120 e a mínima 80. Ou, como normalmente as pessoas registram, 12 por 8, valor considerado ótimo, embora o normal seja 130 por 85.

Err 1: Vazamento na pressão da braçadeira/inflação muito baixa. Ajuste a braçadeira e faça a medição novamente. Err 2: Houve falha na pressão. Descanse um pouco e depois de alguns minutos realize a medição novamente.

Os números da pressão arterial
Quanto aos valores específicos, a faixa sistólica normal costuma variar entre 120 mmHg 140 mmHg. Por sua vez, o número diastólico normal deve estar entre 80 a 90 mmHg.

Esses números significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro - de maior valor - é chamado de sistólico e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração.

Aplicando uma pressão suave nos dedos, o paciente conseguirá sentir suas pulsações. Deve-se contar quantas pulsações são sentidas em um intervalo de tempo de 15 segundos e o resultado deve ser multiplicado por 4. Esta é a frequência cardíaca naquele momento.

O símbolo dos Batimentos cardíacos pisca no visor a cada batimento, durante a medição. Quando o monitor detecta um ritmo irregular duas ou mais vezes durante a medição, o símbolo de Batimentos cardíacos aparecerá no visor, com os valores da medição.

A PA é representada pela pressão sistólica (PAS) e pela pressão diastólica (PAD).

É possível medir a pressão arterial sozinho utilizando um aparelho de pulso, que deve ser colocado no pulso esquerdo com o monitor voltado para dentro, de forma que a própria pessoa consiga monitorar os resultados.

Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.

A pressão sistólica é o valor mais alto que aparece durante uma aferição e está ligada ao movimento de contração do coração. Já a pressão diastólica é o valor mais baixo e está ligada ao relaxamento do coração.

Diferenças iguais ou acima de 4 mg considera-se que o aparelho está descalibrado, o que requer revisão do fabricante ou representante especializado.

O batimento é considerado irregular quando está em um ritmo 25% abaixo ou acima do ritmo regular detectado durando a medição da pressão sistólica e diastólica. Consulte o seu médico se o símbolo de batimentos cardíacos irregulares aparecer frequentemente em suas medições.

Frequência ideal para medir a pressão arterial
No entanto, se os números se elevarem entre 120 a 139, para a máxima, e 80 a 89, para a mínima, a indicação é medir a pressão uma vez ao ano. Já para pacientes hipertensos controlados, a avaliação médica deve ser realizada uma vez ao ano.

Segundo estudos, a hipertensão sistólica apresenta uma relação mais direta com problemas cardiovasculares. No entanto, a pressão diastólica não deve ser subestimada, pois também é capaz de identificar resultados negativos. A pesquisa analisou mais de 1,3 milhão de pacientes ambulatoriais.

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.

Elevações na pressão arterial acima de 180 / 110-120 mm Hg podem causar danos agudos ao coração, cérebro e microvasculatura. Se houver lesão de órgão-alvo por hipertensão aguda, a condição é rotulada de "emergência hipertensiva" e requer tratamento imediato e agressivo para limitar a progressão das lesões.

O Sistema Integrado de Saúde (SIS) tem por finalidade proporcionar aos servidores ativos e inativos do Senado Federal e a seus dependentes, bem como aos pensionistas dos servidores efetivos do Senado Federal, ativos ou inativos, assistência com vistas à prevenção de doenças e à promoção, tratamento, recuperação e ...

A hipertensão sistólica isolada (HSI) é definida como pressão arterial sistólica > 140 mmHg e pressão arterial diastólica < 90 mmHg, sendo a forma mais prevalente de elevação da pressão arterial em pacientes acima de 50 anos de idade.