O que significa a sigla Sinasc?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos ( SINASC ), foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos informados em todo território nacional e fornecer dados sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.

A fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo, padronizada pelo Ministério da Saúde, com 52 campos, entre as quais podem ser destacadas: duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local de ocorrência e tipo do parto.

A importância dos dados do SINASC para a gestão em Saúde
O nascimento é um dos eventos vitais e seu monitoramento pode contribuir para o conhecimento da situação de saúde de uma população e para a avaliação de políticas e ações de vigilância e atenção à saúde na área da saúde materno-infantil.

O SINASC propicia um aporte significativo de dados sobre nascidos vivos, com suas características mais importantes, como sexo, local onde ocorreu o nascimento, tipo de parto e peso ao nascer, entre outras. A base de dados nacional é gerada pelo DATASUS em cooperação com o SVS.

O Sinasc, cuja função é coletar e processar dados demográficos e epidemiológicos sobre o recém-nascido, a mãe, o pré-natal e o parto, é alimentado pela Declaração de Nascido Vivo (DNV).

Como são coletados os dados que alimentam o SINASC
O documento padrão de uso obrigatório em todo o território nacional e essencial à coleta de dados de nascidos vivos no Brasil é a DECLARAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS (DN), considerado como documento hábil para os fins do Art.

O Sistema de Informação Sobre Mortalidade ( SIM ), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.

O sistema de Informação sobre Nascidos Vivos tem como objetivo realizar o cadastramento das declarações de Nascidos Vivos (DN) para subsidiar o conhecimento da situação de saúde em relação aos nascimentos ocorridos no país.

Arte ou ciência de cuidar e tratar dos doentes, promovendo ou prevenindo a saúde.

O Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), é gestor na instância nacional do Sinasc, sendo de sua responsabilidade, mais especificamente da Coordenação Geral de Análise de Informações em Saúde (CGAIS), as alterações do modelo, bem como providências para impressão e distribuição ...

Segundo Siqueira (2005), um sistema de informação (SI) precisa de três matérias-primas: dado, informação e conhecimento.

Desde 1990, o Ministério da saúde adota um modelo-padrão de Declaração de nascido Vivo (DnV) utilizado em todo o território nacional, sendo considerado o documento- -base para o registro de dados no sistema de informações sobre nascidos Vivos (sinasc).

Sistemas de Informação
O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio-demográfico.

Ministério da Saúde. Para este órgão oficial brasileiro, os principais sistemas de informações correspondem ao de mortalidade (SIM), de nascimento (SINASC), ambulatorial (SIA-SUS), de internações hospitalares (SIH), de notificações de doenças (SINAN), de atenção básica (SIAB), estes para níveis populacionais.

No Brasil, o modelo de assistência à saúde é composto por três sistemas: o sistema público, que é o Sistema Único de Saúde (SUS); o sistema de saúde suplementar, de atenção médica supletiva, que são os planos e seguros privados; e o sistema de desembolso direto, em que se paga diretamente ao prestador de serviço.

Os indicadores de saúde procuram descrever e monitorar a situação em saúde de uma população. Os atributos se relacionam às características ou qualidades da saúde e as dimensões da saúde compreendem o bem-estar físico, emocional, espiritual, ambiental, mental e social.

sistema de informações hospitalares do SUS – SIH/SUS.

'Nascido vivo é o produto da concepção que, depois de expulso ou extraído completamente do corpo da mãe, respira, ou dá qualquer outro sinal de vida, tal como batimentos cardíacos, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, quer tenha ou não sido cortado o cordão ...

O acesso às informações sobre natalidade estão disponível nos seguintes endereços e formas: Para tabulação On-Line: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinasc/cnv/nvuf.def permite aos usuários tabular os dados por meio de aplicativo de fácil manejo chamado Tabnet.

A equipe responsável, que geralmente é o Marketing, deve incluir a coleta em sua agenda como uma demanda importante e recorrente. Essa checagem nas ferramentas de análise precisa ser cotidiana, já que os softwares trarão dados atualizados diariamente. Outra ferramenta importante são as pesquisas, que são mais pontuais.