O que significa a sigla SGI?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Um sistema de gestão integrada (SGI) é um tipo de software gerencial que reúne todas as informações da empresa e permite organizar as operações em um só lugar, facilitando a execução dos processos internos da organização.

O principal objetivo da Política de SGI na TPC é assegurar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Para isso, a Política possui parâmetros internos que visam à melhoria contínua e progressiva dos processos. O resultado é a entrega de valor no relacionamento entre a TPC e seus clientes.

O sistema de Gestão Integrado promove a integração e fundamentos da norma ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional) e o PBQP-h (Construção Civil) exigindo uma visão mais abrangente dos processos das empresas.

Adotar um SGI permite que a empresa se torne mais ágil, produtiva e eficiente. Afinal, conforme explicado, essa metodologia é capaz de integrar dados, processos e sistemas. Assim, é possível melhorar as gestões de pessoas, segurança, operações, estrutura e até finanças da organização.

R$ 7.642,00

A média salarial para Coordenadora de SGI no Brasil é de R$ 7.642,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração.

R$ 3.544,00

No cargo de Analista de SGI se inicia ganhando R$ 2.701,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.746,00. A média salarial para Analista de SGI no Brasil é de R$ 3.544,00. A formação mais comum é de Graduação em Engenharia Ambiental.

Portanto, a principal diferença entre o SGI e o SGQ é que o SGI abrange múltiplos sistemas de gestão, enquanto o SGQ é focado exclusivamente na gestão da qualidade dos produtos ou serviços.

O Sistema de Gestão Integrada (SGI) refere-se ao planejamento dos recursos de uma empresa e uma solução poderosa para ter disponível todos os dados importantes em um só lugar, além de uma boa automatização. Isso porque ele é um software que proporciona uma visão panorâmica da sua companhia mais completa.

Um sistema integrado possibilita a automação na empresa, informatizando processos e aumentando a segurança das operações. A agilidade de um sistema reduz o tempo ocupado por digitações de relatórios, impressões e retrabalhos por perda de informações.

Com o uso correto de um SIG, Sistema de Informação Gerencial, sua empresa pode otimizar processos, reduzir custos, aproveitar os recursos, melhorar a experiência do cliente e mais. Tudo isso porque terá acesso a dados e informações importantes e estratégicas.

Um sistema integrado de gestão permite que o gerenciamento de uma determinada empresa melhore, a partir do controle de seus dados, colaboradores e áreas, com o acesso exclusivo a todas as informações desejadas em uma só plataforma.

Como implantar um SGI em 6 passos

  1. Escolha o sistema de gestão integrada ideal para a empresa. O primeiro passo é basicamente o tópico acima. ...
  2. Planeje a implementação. ...
  3. Faça o mapeamento dos processos. ...
  4. Comece a trabalhar no SGI escolhido. ...
  5. Capacite os colaboradores para usar o novo sistema.

REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação); - Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

Coordenar as auditorias internas do SGI (incluindo do sistema de gestão de HSE); Coordenar as auditorias externas do SGI; Coordenar o programa de inspeções de SGI (ex.: inspeção PRIME); Gerenciar o sistema de requisitos legais (SOGI);