O que significa a sigla RHA na enfermagem?

Perguntado por: acruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os Ruídos Intestinais ou Hidroaéreos (RHA) são sons normais dos intestinos que se apresentam como borbulhamentos e cliques, ocorrendo pela presença de ar que se movimenta nas alças intestinais por intermédio dos movimentos peristálticos.

Quem é Rh positivo possui uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos. Quem não tem esse antígeno é Rh negativo. A maioria das pessoas é Rh positivo, mas a frequência varia de acordo com a raça.

– Sinal de Kehr: Dor aguda no ombro devido à presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal, quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. Clássico sinal de ruptura de baço.

Os SSVV incluem a aferição fisiológica da pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura.

Hemodiálise (HD) é um tipo de diálise que filtra seu sangue fora de seu corpo utilizando uma máquina e um dialisador, que é como um filtro que atua como um rim artificial. Durante a hemodiálise (HD), a máquina de diálise remove uma pequena quantidade de seu sangue do seu corpo através de uma agulha ou cateter.

A ausência de RHA à ausculta abdominal nos remete ao padrão de obstrução: RHA aumentados (tentativa fisiológica de vencer a obstrução) à RHA com timbres metálicos (tentativa máxima de vencer a obstrução) à RHA diminuídos (ocorre vencimento da obstrução às tentativas) à RHA ausentes (achado grave, parada do ...

Dizemos que o sangue é Rh positivo quando esses antígenos estão presentes e Rh negativo quando eles não estão. É uma característica herdada, ou seja, o fator Rh que cada um de nós possui depende daquele que nossa mãe e nosso pai têm.

Classificação em positivo ou negativo
Um indivíduo que possui sangue tipo A+ é alguém que possui antígeno A e antígeno D. Já uma pessoa com sangue tipo A- é alguém que possui o antígeno A, mas não possui o antígeno D. Esse é o fator Rh, ou seja, quem possui essa proteína é positivo e quem não possui é negativo.

Sinal de Cullen: Equimose em região periumbilical. Indicativo de hemorragia retroperitoneal. Pode ser encontrado em pancreatite necro-hemorrágica. Sinal de Gray-Turner: Equimose em região de flancos.

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Em Medicina, o sinal de Grey-Turner refere a equimoses nos flancos. Este sinal leva 24-48 horas para aparecer e prediz um ataque severo de pancreatite aguda, com taxa de mortalidade crescendo de 8-10% para 40%. Pode ser acompanhado pelo sinal de Cullen. Está também associado a pancreatites necrohemorrágicas.

Quais são os sinais vitais?

  • Frequência cardíaca.
  • Frequência respiratória.
  • Pressão arterial.
  • Temperatura.
  • Comece pela temperatura.
  • Tome a pulsação.
  • Siga para a Frequência Respiratória (FR)
  • Meça a pressão arterial.
  • DADOS VITAIS.
  • PRESSÃO ARTERIAL(PA), TEMPERATURA.
  • CORPORAL(T), PULSO(P), FREQUÊNCIA.
  • RESPIRATÓRIA(FR) e SATURAÇÃO DE.

Quais são os principais sinais vitais?

  • Temperatura;
  • Frequência respiratória;
  • Frequência cardíaca;
  • Pressão arterial.

Pele e mucosa hipocoradas (++/4+), MID (terço inferior da perna) hiperemiada, com presença de prurido, turgor e elasticidade alterada em decorrência do edema.

A história da doença atual (HDA), também chamada de história da moléstia atual (HMA) é um registro cronológico e detalhado do motivo que levou o paciente a procurar assistência médica, desde o seu início até a momento atual.

Face à importância de tal documento, decidiu-se que nele não deveria constar a figura da H.D. (hipótese diagnóstica), embora comum na área médica, ou seja, um diagnóstico baseado numa hipótese que poderá ou não ser confirmado.

3. AUSCULTA: • Ruídos hidroaéreos (auscultar 15-20 seg cada quadrante). São classificados em normais/presentes, diminuídos ou aumentados. Freqüência ampla variação: 05 a 34 ruídos/min.

O abdome agudo hemorrágico é um quadro decorrente de sangramento intra-abdominal espontâneo, excluindo os sangramentos de origem traumática, pós-operatórios e devidos a procedimentos abdominais espontâneos.

Continuar lendo O que é RHA presente?