O que significa a sigla RH positivo?

Perguntado por: asanches8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A identificação do fator Rh é bastante simples de ser feita, pois basta somente adicionar uma solução de anticorpos em uma gota de sangue. Assim, se as hemácias se juntam depois de adicionar a solução de anticorpos, significa que a pessoa é sangue Rh+, e se as hemácias não se juntarem, o sangue é Rh-.

As pessoas que possuem o fator Rh na superfície das hemácias são classificadas como Rh+ e podem receber transfusão de sangue de pessoas que são tanto Rh+ quanto Rh-, no entanto, só podem doar para outras que também possuem Rh+.

Designação dada a um dos sistemas sanguíneos. É um aglutinogénio situado à superfície dos eritrócito, independentemente dos aglutinogénios A e B do sistema ABO. O fator Rhesus está presente em cerca de 85% dos indivíduos e que se designam Rh +, sendo os restantes Rh-.

No entanto, se houver uma nova gestação e o segundo bebê também for Rh positivo, o organismo da mãe, que já está sensibilizado, destruirá as hemácias fetais. O risco é maior, principalmente, porque o sistema imunológico da mãe produzirá anticorpos menores, capazes de atravessar a placenta e atacar as células do bebê.

Sangue dourado

Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo.

Classificação em positivo ou negativo
Um indivíduo que possui sangue tipo A+ é alguém que possui antígeno A e antígeno D. Já uma pessoa com sangue tipo A- é alguém que possui o antígeno A, mas não possui o antígeno D. Esse é o fator Rh, ou seja, quem possui essa proteína é positivo e quem não possui é negativo.

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

1) O fator Rh é condicionado por dois alelos que possuem dominância completa. O R é dominante e determina o sangue Rh positivo, enquanto o r é recessivo e determina o sangue Rh negativo.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

Para saber se uma pessoa possui Rh+ ou Rh-, é realizado um exame no qual se mistura o amostra de sangue em uma solução de Rh. Se ocorre aglutinação das hemácias, o sangue é do tipo Rh+, se não ocorrer é porque a pessoa é Rh-.

O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

Se uma pessoa tiver os alelos (Rh+) e (Rh+), o fator Rh no sangue será positivo. Se uma pessoa tiver os alelos (Rh+) e (Rh-), o fator Rh também será positivo. Se uma pessoa tiver os alelos (Rh-) e (Rh-), o fator Rh será negativo.

Saber qual é o seu tipo sanguíneo e se você possui o fator RH ajuda em muitos procedimentos. No caso de uma transfusão de sangue, é a sua tipagem e RH que vai determinar o sangue que você pode usar. Na gravidez é muito importante saber se há compatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê.

A descoberta do sistema Rh foi essencial para o desenvolvimento de pesquisas sobre transfusões de sangue, uma vez que esse processo, quando se baseava apenas no sistema ABO, apresentava falhas. A partir dessa descoberta, o sangue passou a ser testado também para o sistema Rh.

Em relação a fertilidade, não existem evidências de que casais com tipos de sangue iguais ou diferentes entre si sejam mais ou menos férteis. Já em relação a gestação, quando a mulher é negativa e o homem é positivo, existe a chance do bebê ser positivo.

Assim, pessoas com sangue positivo podem receber sangue de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para quem também é positivo. Já pessoas com sangue negativo pode doar para quem é positivo ou negativo, mas só pode receber de quem é negativo.

Filhos herdam as informações genéticas dos pais e, a partir destes dados, desenvolvem suas próprias características. Basicamente, metade do material genético vem da mãe e outra metade do pai.

Sangue tipo O
Isso significa, que ele só pode receber doações de seu próprio tipo, apesar disso, ele é considerado como “doador universal”, podendo doar para todos os demais tipos.

Tipos Sanguíneos
No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa.

Os tipos sanguíneos mais críticos são o O+, O- e A- (veja a tabela abaixo). O único tipo sanguíneo com estoque seguro é o B+.