O que significa a sigla ReFiCOFaGE?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Daí surgiu a famosa sigla ReFiCOFaGE que a gente aprende no colégio: reino (animal, vegetal…), filo (vertebrados ou invertebrados), classe, ordem, família, gênero e por fim espécie. Antes de Lineu botar ordem na casa, cada um batizava a espécie do jeito que bem entendesse.

Uma classe pode ser definida como uma categoria taxonômica formada por um conjunto de ordens semelhantes.

dois tipos de gênero, masculino e feminino, somente? O gênero está ou não associado a fatores ambientais? O gênero é uma característica individual? Faz parte do corpo?

o nome do género é um substantivo, simples ou composto, escrito com inicial maiúscula. o restritivo específico é um adjectivo escrito só com minúsculas. após o nome da espécie, vem o nome do autor e a data em que pela primeira vez o organismo foi descrito.

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera. Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

“Com relação aos animais, a palavra tutor acaba se encaixando melhor, já que o significado é: indivíduo que exerce uma tutela, aquele que ampara, protege, guardião”, aponta.

Felis catus

As sete categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

O táxon pode indicar uma unidade em qualquer nível de um sistema de classificação: um reino, género e uma espécie são taxa assim como qualquer outra unidade de um sistema de classificação dos seres vivos.

A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A sistemática é uma área que também auxilia nesse processo, já que estuda as relações evolutivas entre os organismos, sendo cada vez mais utilizada nesse processo, assim como a biologia molecular.

No sistema decimal, o que utilizamos normalmente, a primeira classe é chamada de classe das unidades simples; a segunda de classe dos milhares (mil); a terceira de classe dos milhões; a seguinte classe dos bilhões; a próxima será a classe dos trilhões e assim por diante.

Hominidae

Ordem: Primata; Família: Hominidae (nesse grupo estão também os gorilas e chimpanzés); Gênero: Homo; Espécie: Homo sapiens.

Conhecemos como ordem a posição ocupada pelo algarismo e cada uma recebe um nome, como a unidade, dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar, centena de milhar. Classes são o conjunto de três ordens. São elas: classe das unidades simples, classe dos milhares, classe dos milhões e assim sucessivamente.

Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

A nova nomenclatura representa:

  • lésbicas;
  • gays;
  • bissexuais;
  • transgêneros;
  • queer;
  • intersexuais;
  • assexuais;
  • pansexuais.

Nomenclatura e Classificação dos Seres Vivos – Regras
O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados; Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie.

- Os nomes científicos, quando escritos, devem estar destacados em itálico. Em casos em que os nomes estejam sendo redigidos à mão; ou em outras situações nas quais utilizar o itálico se apresente inviável, tais nomenclaturas devem estar grifadas; Não pare agora...

A nomenclatura é regida por um código para que todos os cientistas do mundo possam “falar” e “entender” a mesma linguagem. O objetivo dessa ação didático-científica é mostrar a importância da nomenclatura botânica e a classificação taxonômica dos seres vivos relacionados à nossa vida cotidiana.