O que significa a sigla POC3?

Perguntado por: rsalazar4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Qual o significado, em sequência, das letras na sigla POC3, constantes das cinco funções do administrador de Henri Fayol? Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.

Ricardo Ambrósio. Henry Fayol foi o primeiro a crias e definir as funções básicas do administrador, em sua teoria a elas foi dado o nome de POCCC (POC3):

O autor criou um modelo simples de abordagem para os tipos de decisões sob a responsabilidade de um administrador: o POCCC. A sigla reúne cinco pilares para administrar: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.

O objetivo das funções administrativas é dividir as competências e responsabilidades dentro da gestão de uma empresa. Desse modo, fica mais fácil entender e medir o desempenho do negócio, bem como entender quais ações tomar para que a empresa possa crescer.

PODC é a sigla para as quatro funções da administração. Gestão significa, basicamente, o uso criterioso dos meios para atingir um fim. Também podemos entender que é a organização e controle dos negócios de uma empresa ou setor dentro dela.

O que é ciclo PODC? Planejar, organizar, direcionar e controlar, são as ações que compõem o ciclo do processo de gestão de um escritório de acordo com a proposta de Henri Fayol, um dos principais autores da teoria clássica da administração e criador da teoria do processo administrativo.

Entenda quais são as funções do administrador a partir do ciclo PODC: planejar, organizar, dirigir e controlar e qual a sua importância. Planejar, organizar, dirigir e controlar são as quatro ações básicas de uma boa administração de empresas.

Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia.

A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henry Fayol, tem como base a busca por máxima eficiência através da visão do Homem Econômico. Ou seja, considera o ser humano como racional e com focos racionais.

Jules Henri Fayol (1841-1925), considerado um dos principais nomes da Administração e criador da teoria do processo administrativo, foi o responsável por propor o chamado ciclo PODC (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar).

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

6 passos para um planejamento estratégico que traga resultados

  1. 1 – Objetivo. É fundamental que você tenha objetivos a curto, médio e longo prazo. ...
  2. Público. É fundamental entender o comportamento de seu público. ...
  3. Estipule metas. ...
  4. Benchmarketing/SWOT. ...
  5. 5 – Plano de ação. ...
  6. 6 – Monitore.

São existentes 4 Funções Administrativas, chamadas de funções básicas do PODC 'Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar'. Elas fazem parte de um grande universo de ações, as quais o gestor deverá tomar para manter a organização no rumo certo.

Quais são as etapas do processo administrativo? O processo administrativo possui cinco etapas: instauração, instrução, defesa, relatório e decisão.

- PROCESSO DE CONTROLE: É constituído de quatro etapas: estabelecimento de objetivos ou padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com os padrões e ação corretiva para corrigir desvios ou erros.

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Uma das principais funções administrativas, o Planejamento – o “P” do PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) -, é fundamental para as organizações e é desta função que partem todas as ações previstas da organização.

O PODC, é uma das principais funções administrativas, sendo indispensável para empresas de renome. A partir dessa função que derivam as ações previstas, a análise do mercado e da própria instituição. Além de envolver a criação dos objetivos organizacionais.