O que significa a sigla pKa?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Valor negativo do logaritmo da constante de dissociação de um ácido.

A constante logarítmica (pKa) é igual a -log10 (Ka). Quanto maior o valor de pKa, menor a extensão da dissociação. Um ácido fraco tem um valor de pKa na faixa aproximada de -2 a 12 na água. Diz-se que ácidos com um valor de pKa menor que cerca de -2 são ácidos fortes.

Se o PKA de um ácido é baixo, seu KA é alto, portanto trata-se de um ácido forte. Já um ácido com PKA alto, seu KA será baixo, tratando-se de um ácido fraco. Quando menor o PKA de um ácido mais forte ele é. Ka é uma constante de acidez, portanto o pka seria o ph do ácido.

+ = 9,4, pKa da H2O ~15).

pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas. O ácido acetilsalicílico e o paracetamol foram os fármacos utilizados no experimento, avaliando sua capacidade de ionizar ou ser absorvidos em meios com diferentes pH.

O pKa é uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka. Quanto menor é o pKa de um ácido, maior é a sua tendência a ionizar-se e, consequentemente, mais forte é o ácido.

0,65

O valor de pKa para o ácido acético é 4,76 e para a espécie tricloro-acético, o pKa é de 0,65.

O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica.

O valor do pKa representa o grau de ionização, quanto menor o pKa da função química, mais esta se dissocia em solução aquosa, tornando a solução mais ácida, ou seja, liberando mais prótons na forma de H+.

ácido sulfúrico

Você sabe qual é o ácido mais forte do mundo? É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

Ka < 1 (pKa > 0) = ácido fraco (equilíbrio fortemente a favor do ácido).

Deste modo, quanto maior for Ka, mais extensa é a reação no sentido direto. A força de um ácido pode, portanto, ser comparada quantitativamente através da constante de acidez. Quanto maior for, mais forte é o ácido, uma vez que a sua ionização se dá em maior extensão.

O grau de ionização de um ácido é denominado de constante de acidez, e representado por Ka.

Com base na estrutura molecular e no tempo de ação dos receptores, podemos distinguir quatro tipos ou superfamílias que compreendem os canais iônicos; receptores acoplados à proteína G; receptores ligados à quinase e os receptores nucleares.

A fórmula molecular do paracetamol é C8H9NO2 , seu peso molecular é de 151,16 g/mol. A faixa de fusão é entre 168 e 172ºC. O pH da substância em solução aquosa saturada é entre 5,3 e 6,5. O fármaco é considerado um ácido fraco, pois seu pKa varia entre 9,0 e 9,5.