O que significa a sigla Pics?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, mais conhecidas como PICS, são recursos terapêuticos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar.

Entre os principais objetivos da PNPIC está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração entre o modelo convencional de cuidado – de racionalidades – e um olhar e uma atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

As teorias e as ferramentas das PICS entram em um “campo” comum compartilhado pelos profissionais de saúde, não sendo de atuação exclusiva de alguma categoria profissional, mas facultada a todos, desde que haja regulamentação específica pelos respectivos conselhos profissionais.

LEI Nº 17.706, de 22 de janeiro de 2019. Fonte: ALESC/GCAN. Dispõe sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado de Santa Catarina.

Qual é o salário de um profissional de Terapias Integrativas? De acordo com o site salario.com.br, que faz um levantamento dos salários recebidos pelos profissionais em todo o país, o rendimento médio de um terapeuta holístico (como esse profissional também é conhecido) é de R$ 1.570,00.

Por meio do som, ritmo, melodia e harmonia promove a comunicação, vivências de integração, relações afetivas e desenvolvimento pessoal. Bom, essas são apenas algumas práticas de saúde integrativa que trago para você conhecer dentre as inúmeras que existem.

A adoção das PICS, dentro de um contexto de política pública de saúde, permitiu avanços no campo da saúde integrativa ao ampliar o olhar sobre o cuidado humanizado, continuado e integral de indivíduos e coletividades.

Em 1972, visando garantir o mais alto grau de saúde para todos os seres humanos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Departamento de Medicina Tradicional a fim de encorajar os países membros a utilizarem abordagens mais naturais, seguras e custo-efetivas, devido aos resultados positivos observados nos ...

Que integra ou promove a integração.

A carreira do Tecnólogo em Terapias Integrativas e Complementares. O Tecnólogo em terapias integrativas e complementares atua no planejamento, execução, coordenação e supervisão de ações para a promoção da autonomia e da emancipação de pessoas com problemas de ordem física, mental, educacional ou social.

A Medicina Integrativa pode incluir dietas alimentares específicas, técnicas de gestão de estresse, meditação, práticas terapêuticas com auxílio profissional e até métodos físicos, como alongamentos, yoga, exercícios respiratórios e massagens leves.

Os interessados em se candidatar devem preenche uma ficha de cadastro (disponível no link), junto a documentos que comprovem a qualificação e capacitação do profissional e entregar na Secretaria de Saúde, ou para a Associação de Terapeutas.

Medicina complementar refere-se às práticas não convencionais utilizadas junto com a medicina convencional. Medicina alternativa refere-se às práticas não convencionais utilizadas em vez da medicina convencional.

São elas: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária ...

É uma terapia que integra o conjunto de tratamentos da pessoa ou que complementa um tratamento tradicional. Boa parte das terapias integrativas trazem um equilíbrio energético entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro, e não uma máquina de peças separadas.

Quando as agulhas são aplicadas pelo corpo há a estimulação de várias funções do corpo, que, consequentemente, a liberação de substâncias químicas – neurotransmissores, responsáveis pelo efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.