O que significa a sigla Pfmea?

Perguntado por: aaguiar6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

PFMEA é uma sigla em inglês para a expressão Process of Failure Mode and Effects Analysis — que pode ser traduzida para o português como “Análise de Modo e Efeitos de Falha”. É um método para uma identificação mais rápida da relação de causa-efeito entre uma falha e suas possíveis consequências.

Ele é aplicado durante a fase de projeto para prever e prevenir falhas antes que o produto seja fabricado. A equipe responsável pela análise DFMEA examina cada elemento do projeto, identificando possíveis modos de falha, suas causas e os efeitos que podem ocorrer caso essas falhas se manifestem.

O FMEA foi concebido com o objeto de ser um mecanismo de prevenção e nunca um mecanismo de atuação após a falha. Passemos agora ao FMEA do processo, também conhecido como PFMEA. O PFMEA é um mecanismo que controla o processo de fabricação, conseguindo uma redução do risco de ocorrência das falhas.

Existem quatro tipos de FMEA que podem ser aplicados dentro da empresa: FMEA de produto, FMEA de processos, FMEA de sistemas, FMEA de serviços e FMEA de softwares. Abaixo explicamos melhor cada um deles. Confira!

O objetivo do FMEA é fornecer uma abordagem sistemática, identificando para onde as ações precisam ser direcionadas a fim de reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente.

O FMEA de serviços, como veremos a seguir, tem como objetivos prever os erros de um serviço prestado, antes que eles aconteçam. Dessa forma é possível corrigi-los antes que sejam percebidos pelos clientes. O FMEA inclui também a identificação de ações prioritárias de melhoria.

Quais os principais tipos de FMEA? Os tipos de FMEA mais comuns são os de produtos e de processos. Isso porque não é incomum observarmos falhas em produtos ou processos vindos de uma empresa.

Os 7 passos da estrutura do FMEA AIAG & VDA

  • Planejamento e Preparação.
  • Análise da Estrutura.
  • Análise da Função.
  • Análise da Falha.
  • Análise de Risco.
  • Otimização.
  • Documentação dos Resultados.

É uma sigla em inglês para a expressão Failure Mode and Effect Analysis, em tradução literal, “análise dos modos de falha e os seus efeitos”. Ou seja, em linhas gerais, a análise de risco FMEA vem para auxiliar a gestão de riscos e trazer passos práticos para essa etapa tão importante.

“O FMEA teve sua origem nos Estados Unidos no dia 9 de novembro de 1949, como um padrão para as operações militares - Procedures for Performing a Failure Mode, Effects and Criticality Analysis (Military Procedure MIL-P-1629).

O que é o método FMEA de produto? A sigla FMEA vem do inglês 'Failure Mode and Effect Analysis' que significa Análise de Modos e Efeitos da Falha. Dessa forma, o FMEA de produto é um método capaz de analisar e identificar os possíveis modos e efeitos de falhas de um produto, desde sua produção até a chegada ao cliente.

A FMEA oferece um método sistemático e interdisciplinar de analisar problemas em potencial e seu impacto em determinado sistema. Portanto, a chave é distinguir-se claramente entre causa e efeito: a probabilidade de uma causa ocorrer pode ser minúscula; mesmo assim, seus efeitos podem ser desastrosos.

Vantagens de utilizar a análise FMEA
Reduzir as falhas e garantir a segurança dos trabalhadores são responsabilidades do empregador. Por isso, adotar a análise FMEA é uma das formas de diminuir ou até mesmo eliminar os riscos dentro do ambiente industrial, seja relacionado aos processos ou aos produtos.

O Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) é um método sistemático para identificar e prevenir riscos nos processos (e muitas vezes também usado para projetos) antes que eles aconteçam (evoluam, por exemplo, para um evento adverso com ou sem dano).