O que significa a sigla PBT?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

O PBT é definido pela soma da Tara e a Lotação. O PBT total é a capacidade que o caminhão tem de controlar o peso que é transferido para as rodovias. Também podemos definir o PBT como a capacidade máxima de transporte do caminhão.

O que é PBT? Em linhas gerais, a sigla PBT tem o significado de Peso Bruto Total em um determinado veículo de carga. Ou seja, representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O cálculo do número do Peso Bruto Total é feito através da soma do peso do veículo + peso da carroceria + peso da carga.

Peso Bruto Total Combinado (PBTC) aferido = 66.500 Kg. CMT do veículo = 60.000 Kg. Excesso no CMT = 6.500 Kg. 1) Como o excesso se enquadra na linha “C”, é necessário realizar sua divisão: 6.500kg/500 = 13,0 (arredondando-se o valor para o inteiro superior quando necessário).

O CMT (Capacidade Máxima de Tração) é a indicação do máximo de carga que pode ser rebocada apontado pela montadora. A Tara é o peso do veículo sem estar carregado. É somado o peso da carroceria, chassis, motor e componentes mecânicos do veículo.

Capacidade de 6 toneladas; Até 14m de comprimento; Peso bruto (caminhão toco + carga) de até 16 toneladas; Muito usado para fazer mudanças como caminhão baú, transportar carga seca, carregar entulho ou material de construção.

O PBT é definido pela soma da Tara e a Lotação. O PBT total é a capacidade que o caminhão tem de controlar o peso que é transferido para as rodovias. Também podemos definir o PBT como a capacidade máxima de transporte do caminhão.

Caminhões leves e simples
O PBT máximo é de 25,5 toneladas. São veículos de bloco único, sem articulação entre a cabine e a carroceria.

A lei também admite tolerância superior para os veículos com peso bruto total (PBT) igual ou inferior a 50 toneladas, desde que respeitada a tolerância de 5% sobre os limites de PBT. O assunto será regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Regras da Lei da Balança
Com isso, os veículos com menos de 50 toneladas só serão fiscalizados pelo peso bruto total (ou peso bruto combinado). Assim, é possível passar em 5% do limite sem multas. Em caso de desrespeito do limite de 5% é que a medição de peso é feita por eixo.

O Projeto de Lei 3942/20 eleva de 3.500 kg para 6.000 kg o limite de peso bruto total da combinação de veículo e unidade acoplada conduzida por condutor habilitado na categoria B.

Antes da resolução, que entrou em vigor em 1º de julho deste ano, condutores habilitados na categoria B podiam conduzir veículos de até 3.500 quilos de peso bruto total com reboques (trailers, carretas e similares) de até 6 mil quilos de peso bruto total, totalizando uma carga bruta máxima de 9.500 quilos.

23 toneladas

O peso bruto é de até 23 toneladas. O bitruck (8x2 ou 8x4) tem oito pontos de contato com o solo e quatro eixos, sendo dois dianteiros direcionais. Por ter quatro eixos, o bitruck tem uma capacidade maior de transporte e mais capacidade que o trucado e peso bruto total de 29 toneladas.

58 toneladas

Qual é a capacidade de carga da carreta 4 eixo? Segundo a Lei da Balança, determinada pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, o PBTc – Peso Bruto Total Combinado é de 58 toneladas.

Carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico simples (2 eixos) e um semi-reboque com 3 eixos. Além disso, possui peso bruto máximo de 41,5 toneladas e comprimento máximo de 18,15 m.

Continuar lendo O que é PBT legal kg?