O que significa a sigla PAIF?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O que é o PAIF no serviço social?
O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à ...
O que é PAIF e PAEF?
Equipes que fazem parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI), compostas por servidores dos Departamentos de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, da Secretaria de Assistência Social, estiveram reunidas na manhã desta sexta- ...
Qual a função do PAIF no CRAS?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Qual o Público-alvo do PAIF?
Público Alvo:
Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; Pessoas com deficiências e /ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.
Quem são os usuários do PAIF?
Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação em programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.
Qual o papel do psicólogo no PAIF?
O trabalho do psicólogo procura garantir a inclusão e a equidade dos sujeitos e grupos, favorecendo e ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos. Para tanto, executa-se prioritariamente nos CRAS o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Como trabalhar o PAIF no CRAS?
O PAIF deve ser ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem como competência principal a promoção da proteção à família de forma integral nos territórios, uma vez que atua de modo proativo, preventivo e protetivo, sob o reconhecimento de que as inúmeras questões sociais que abrangem esses grupos ...
Como incluir uma família no PAIF?
Para participar do PAIF, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
Como incluir famílias no PAIF?
No PAIF, o trabalho social com famílias pode ser realizado a partir do atendimento ou do acompanhamento familiar. O primeiro consiste em inserir a família, ou quaisquer de seus membros, em alguma atividade, quer seja: acolhida, encaminhamentos, ações particularizadas ou comunitárias e oficinas.
Quais os desafios do PAIF?
O PAIF, assim como os demais serviços, programas, projetos e benefícios, precisam trabalhar integrados entre si, e articulados com outras políticas públicas. O isolamento impedirá o alcance dos objetivos delineados e dificultará o atendimento, dificultando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelas famílias.
Que tipo de ajuda o Cras oferece?
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Quais são os benefícios eventuais no CRAS?
Este benefício é ofertado pelo município e pelo Distrito Federal nas situações de nascimento, morte, vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. Exemplos: auxílio natalidade, auxílio funeral, auxílio moradia, a depender da política estabelecida no município.
Qual é o objetivo da terapia familiar?
A Terapia Familiar tem como objetivo auxiliar a família na manutenção de relações harmoniosas entre os seus membros. Além disso, pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. O alcoolismo do pai ou a depressão da mãe são exemplos que podem despertar para necessidade de intervenção.