O que significa a sigla MRU?

Perguntado por: hperes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma, em intervalos de tempos iguais o móvel percorre a mesma distância.

Para um corpo em MRU, a posição num instante t qualquer é dada pela função horária da posição: S (t) = S0 + v .

De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.

Nesse caso, estudaremos dois tipos de movimento retilíneos, sendo eles: retilíneo uniforme e retilíneo uniformemente variado.

FUNÇÃO HORÁRIA DO MRU: serve para determinar a posição (s) de um móvel em um determinado instante (t). Vale lembrar que velocidade é a medida da variação da posição em um determinado intervalo de tempo. Portanto, ela mede a rapidez com que um móvel se desloca em uma trajetória.

O MRU ou Movimento Retilíneo Uniforme é um dos movimentos que estudamos na disciplina de física 1 , ou no ensino médio , mais precisamente no primeiro ano do ensino médio . Esse tipo de movimento é caracterizado por percorrermos distâncias iguais em intervalos de tempos iguais .

O MUV é aquele que se realiza em uma trajetória retilínea e que o valor numérico da sua velocidade varia com o decorrer do tempo. A variação da velocidade com o decorrer do tempo é também conhecida como aceleração. Logo, no MUV a aceleração será constante e diferente de zero.

S = S0 + V.t é a função horária da posição no movimento retilíneo uniforme.

  1. a) Como S = So + v.t e temos S = 4 + 28t , S0 = 4 m.
  2. b) Como o móvel está em MRU, sua velocidade é constante . Se S = S0+ v.t e temos S = 4+28t, v = 28 m/s.
  3. c) S = 4+28t, para t = 3s basta substituirmos, S = 4+28.3 = 88m.
  4. d) Basta acharmos S5. Pela função temos S5 = 4+28.5 = 144m.

Como no movimento uniforme a velocidade assume apenas um único valor, o gráfico que representa a velocidade é uma linha que possuirá valor positivo (acima do eixo do tempo) se o movimento for progressivo e valor negativo (abaixo do eixo do tempo) se o movimento for retrógrado.

V = V0 + a.t
A equação encontrada é conhecida como equação horária da velocidade, pois fornece o valor da velocidade no MRUV, a partir do tempo percorrido.

O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.

O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade: v (t) = v0 + a .

Como você já sabe, o movimento uniforme (MU) é aquele em que a velocidade é constante e diferente de zero. A equação característica do movimento uniforme (MU) é: s = s0 + vt.

No meio científico, essa concepção perdurou até o século XVII, quando Galileu Galilei (1564-1642), sábio italiano, criador do método experimental, em suas experiências concretas e idealizadas mentalmente deduziu a existência do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)1 sem a ação de força (NUSSENZVEIG, 1981).

M.R.U, o Movimento Retilíneo Uniforme descreve movimentos onde a velocidade do corpo é constante, ou seja, não sofre alteração com o tempo. o M.R.U.V, o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado descreve movimentos cuja velocidade do corpo sofre variação com o tempo, ou seja, é acelerado.

Semelhanças: são movimentos em linha reta. Diferenças: o MRU tem velocidade constante e não tem aceleração; já o MRUV não tem velocidade constante e tem aceleração.