O que significa a sigla Mpfi nos carros?

Perguntado por: djaques4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

MPFI – Multipoint Fuel Injection (injeção de combustível multiponto). MPI – Multipoint Injection (injeção multiponto).

LT – Luxury Touring. Versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros. LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Continua como opção topo de linha de alguns modelos.

GTI – Gran Turismo Injection. GTS – Gran Turismo Sport.

A diferença entre o primeiro (EFI) e o segundo MPFI está diretamente relacionada ao número de bicos injetores. Enquanto no primeiro caso existe apenas um bico injetor, no segundo caso o número de bicos injetores corresponde ao número de cilindros do veículo.

O consumo com etanol na cidade do 2.0 oscila entre 5 km/l e 7 km/l, enquanto com gasolina, vai de 7 km/l a 8,5 km/l.

Sendo que esses motores possuem histórico de durabilidade em torno de 250.000km...

LTZ – luxo turismo “topo de linha”. O “Z” indica o máximo em equipamentos, o que nem sempre acontece. Na linha Chevrolet, por exemplo, acima do LTZ há ainda o Premier – na França, o chefe de estado, ou seja, o manda-chuva.

Tenho um celta VHC e gostaria de saber o que significa esta sigla. Informação nunca é demais. Essa sigla utilizada pela Chevrolet representa Very High Compression, ou seja, motor de alta compressão, o que na prática quer indicar um modelo mais potente do que a versão normal.

Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador. Bem como convém aos carros esportivos!

A sigla TS que significa Touring Sport, cuja tradução para o português é Turismo Esporte também teve o “I” adicionado, devido ao uso de injeção eletrônica. Porém, do mesmo modo que a sigla GTI, atualmente ela não designa mais as versões dos carros, mas somente os motores da marca Volkswagen.

Esta sigla significa 'gran turismo' e serve para automóveis com maior desempenho. Abaixo, alguns exemplos da categoria. A sigla GTI é parecida com a de cima e significa 'gran turismo injection', indicando a injeção eletrônica.

LT nada mais é que o abreviamento de LAR TEMPORÁRIO. E, o que é um Lar Temporário? Quando um animal é resgatado por ONGs, protetores ou pessoas independentes, nem sempre tem para onde ir e é aí que entram os LTs (lares temporários).

No Brasil, essa família de propulsores chegou somente em 1997, já bastante evoluída e com o nome de AT (Alto Torque). Apesar de seguirem as mesmas diretrizes básicas, o motor AP era totalmente diferente do AT, que inicialmente estava disponível apenas na variação 1.0 e com cabeçote de oito e 16 válvulas.

A nova geração do Golf acaba de ganhar a versão GTD ou "Gran Turismo Diesel", que recebe a seguinte descrição da Volkswagen: “essas três letras dizem tudo”. E isso significa um carro com motor 2.0 turbo-diesel com 184 cavalos de potência, 38,7 kgfm de torque e consumo médio de 23,8 km/l.

No ano seguinte, a sigla EFI mudou para MPFI, de injeção multiponto. Era uma primazia do Wind no segmento, o que gerou 10 cv a mais. Em teste de julho, ele alcançou 144,5 km/h e foi de 0 a 100 km/h em 18,88 segundos, superando o novo Gol 1000.

Ainda no ano de 1991, a linha ganhou o Chevrolet Monza Classic SE. A nova versão estreou com motores com injeção eletrônica multiponto (MPFI) ou injeção eletrônica monoponto (EFI).

Um proprietário de Astra diz que elas não duram mais do que 15 mil km, precisando de substituição com certa frequência.

Astra gsi top o mais completo da categoria diretoria da gm.