O que significa a sigla mEq l?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Um miliequivalente (mEq) é 1/1.000 de um equivalente. (NOTA: peso de fórmula = peso molecular ou atômico.)

Um mEq corresponde à milésima parte de um equivalente grama, ou simplesmente equivalente. O equivalente de uma substância é a menor porção da substância capaz de reagir quimicamente e corresponde ao peso atômico ou ao peso molecular, dividido pela valência.

Existem duas formas diferentes de medir os níveis de glucose sanguínea: esta medição pode ser efetuada em termos de concentração molar, medida em mmol/L ou de concentração mássica, medida em mg/dL. A maioria dos medidores de glucose sanguínea estão predefinidos para efetuarem uma ou outra medição.

Um miliequivalente (mEq) é 1/1.000 de um equivalente.

Um grama de bicarbonato de sódio fornece 12 mEq de bicarbonato e em soluções a 8,4% tem-se 1 mEq/ mL.

Em uma substância simples, para determinar o seu equivalente-grama, basta dividir sua massa molecular pelo número de elétrons compartilhados na ligação entre os elementos que formam a substância.

É definida como o número de equivalentes (Eq) de soluto contido em 1 litro de solução ou o número de miliequivalentes (mEq) contido em 1 mililitro de solução.

As concentrações normais de potássio no sangue são de 44 a 64 mEq/L; no soro de 3,5 a 5,5 mEq/L; na urina de 25 a 125 mEq/L em 24 horas; e nas fezes de 10 mEq/L em 24 horas.

É o número de mols de uma substância por litro de solução.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Miligramas por decilitro, uma unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido. Em alguns países, os resultados do teste de glicose no sangue são reportados como mg/dL.

Bicarbonato de sódio (solução): 5% (0,595 mEq/ mL); 7,5% (0,892 mEq/ mL); 8,4% (1 mEq/ mL); 10% (1,190 mEq/ mL) – via intravenosa direta.

Amendoim, picles, queijos, embutidos, biscoito de água e sal, são alimentos que podemos ingerir para repor o sódio. O hipertenso também tem que repor, porém com atenção redobrada. Primeiro é importante se hidratar com água, água de coco, suco de fruta, que contêm um menor teor de sódio que os embutidos.

1 mmol/L = 18,018 mg/dL.

Conteúdo eletrolítico:

Sódio (Na+ )154 mEq/L
Cloreto (Cl- )154 mEq/L
Osmolaridade308 mOsm/L
pH4,5 – 7,0

KCl 6% - 10 a 20 ml após refeições, 3 a 4 vezes por dia VO (15 mL = 12 mEq).

Reposição de sódio com NaCl 3% (1L de NaCl 3% contém 510 mEq de sódio).

Bicarbonato de sódio está indicado para o tratamento da acidose metabólica (leve a moderada) e suas manifestações, em caso de desordens renais, na insuficiência circulatória por choque ou desidratação e na parada cardíaca. Pode ser utilizado também para a alcalinização da urina e como antiácido.