O que significa a sigla mcg?

Perguntado por: arosa5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Micrograma (µg ou mcg): menor que o miligrama, 1 micrograma é correspondente à milionésima parte do grama (sendo assim, 1 grama dividido por um milhão). O selênio, o folato, a vitamina B12 e as vitaminas A, D e K são alguns dos micronutrientes medidos em microgramas.

Unidades medidas de medicamentos
Grama: unidade de medida de peso; sua milésima parte é o miligrama (mg), logo 1g corresponde a 1000mg e 1000g correspondem a 1 kg.

Micrograma (µg ou mcg): menor que o miligrama, 1 micrograma é correspondente à milionésima parte do grama (sendo assim, 1 grama dividido por um milhão).

Importante ressaltar que a dose recomendada por autoridades de saúde no mundo, inclusive no Brasil, é de 10 µg a 20 µg ao dia.

Em alguns países, a vitamina D é listada em microgramas, e a relação é a seguinte: 2,5 mcg (microgramas) = 100 UI. 5 mcg = 200 UI.

No Brasil, o cálculo de consumo de vitamina D é feito em microgramas - 40 UI equivale a 1 mcg Vitamina D.

Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade. Por exemplo: 1Kg de água equivale a 1L.

As unidades do sistema métrico decimal de massa são: quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg), miligrama (mg).

Por exemplo: Se na descrição da bula do medicamento estiver indicando que a prescrição deve ser 100mg/Kg/dia quer dizer que em um dia deve ser administrado 100 mg do medicamento para cada quilo do paciente. Dessa forma, se o paciente for um adulto de 50 Kg ele deve receber 5.000 mg do medicamento.

DOSAGEM é o ato de dosar, medir a quantidade ou medir a dose. Exemplos: 500mg de dipirona presentes em 1mL de dipirona líquida (que é igual a 20 gotas), correspondem a uma DOSAGEM de 500 mg/mL o que, pode não ser igual à DOSE. Se alguém tomar 40 gotas, isso será igual a uma DOSE de 1000 mg ou 1g de dipirona.

500 mg é equivalente a 0,5 g.

Como usar o Ivermectina? Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água. Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, oral, dependendo do agente etiológico.

Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água. Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

Segundo a Endocrine Society7 e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM),8 para alcançar a melhor saúde óssea é recomendável a suplementação de crianças até 1 ano com pelo menos 400 UI/dia; entre 1 e 70 anos com pelo menos 600 UI/dia; enquanto que acima dos 70 anos com 800 UI/dia.

Certifique-se de evitar doses excessivas de vitamina D. Geralmente, para pessoas com níveis adequados de vitamina D, tomar suplementos de 4.000 UI ou menos por dia é considerado seguro. Os profissionais de saúde podem prescrever suplementos de vitamina D para pessoas com insuficiência ou deficiência.

A importância dessa vitamina para a estrutura óssea já é bem conhecida e, por isso mesmo, diversos pesquisadores têm dito que é preciso aumentar sua quantidade circulante no corpo, hoje recomendada em 40-70 nanogramas por mililitro (ng/mL).

A razão entre miligramas e microgramas é de 10³, ou seja, uma miligrama corresponde a mil microgramas. Desta forma, temos a dose a ser dada para a pessoa é de 200/1000 = 0,2 mg/kg.