O que significa a sigla JPEG?

Perguntado por: aassis7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

JPG é um encurtamento da sigla JPEG que significa “Joint Photografhics Experts Groups”, nome de uma organização de fotógrafos que criou o formato.

Os arquivos PNG (Portable Network Graphics) são compactáveis e, como os JPEGs, aceitam até 16 milhões de cores. Eles são usados principalmente para gráficos da Web, logotipos, tabelas e ilustrações, não fotografias de alta qualidade, já que ocupam mais espaço que arquivos JPEG.

Primeiramente, o significado: JPG é um encurtamento da sigla JPEG, que significa “Joint Photographics Experts Group” – o nome de uma organização de fotógrafos que criou o formato. Ele é um dos formatos mais usados na internet, e o motivo para isso é simples: em comparação com o .

PNG é a abreviação de Portable Network Graphic (Gráficos portáteis de rede), um tipo de arquivo de imagem rasterizado. É um tipo de arquivo popular entre Web designers porque trabalha com gráficos com planos de fundo transparentes ou semitransparentes.

O formato de imagem JPEG, também chamado de JPG, é o formato de imagem considerado padrão e o mais utilizados no ambiente digital.

JPEG

JPEG. JPEG (Joint Pictures Expert Group) é o melhor formato para quem quer enviar imagens por e-mail. Surgiu em 1983 e acabou virando um dos padrões mais populares da Internet.

PNG significa “Portable Network Graphics” (Gráficos Portáteis de Rede), e como o próprio nome nos dá pistas, ela é uma sigla designada para arquivos serem facilmente compartilhados via internet.

Converter PDF em JPG usando o Acrobat
Escolha Imagem como seu formato de exportação e, em seguida, selecione JPEG. Clique em Exportar. A caixa de diálogo Salvar como é exibida. Selecione o local onde deseja salvar o arquivo e clique em Salvar.

Já o formato JPG é indicado para imagens com degradês e todo tipo de foto de produto, banners, etc. Além da qualidade ser melhor o tamanho da imagem também vai ser menor.

Sua pronúncia correta é “ping” ou “P-N-G” e utiliza o mesmo método de compressão que evita perda de dados. Existem dois tipos: PNG-8 — Similar ao GIF, sendo até menores em tamanho que estes.

Ele representa o Joint Photographic Experts Group e é um formato popular para imagens.

A principal vantagem dos arquivos PDF é que eles preservam o layout do conteúdo e deixam partes diferentes do documento abertas para edição (com o Acrobat Pro). Por outro lado, os JPEGs não podem ser divididos em componentes porque compactam todo o conteúdo em uma só camada.

JPG é um encurtamento da sigla JPEG, que significa “Joint Photographics Experts Group” – o nome da organização de fotógrafos que criou o formato. Ele é um dos mais usados na internet, e o motivo para isso é simples: em comparação com o . bmp, que era o mais usado antigamente, o JPG economiza muito espaço.

JPG e PNG são formatos de arquivos baseados em bitmaps, compostos por pixels, pequenos pontos individuais dispostos e coloridos de maneiras diferentes para formar certos padrões. Atualmente, são os dois formatos de imagens mais utilizados, devido à compatibilidade com navegadores de internet.

BMP [Windows Bitmap]
O formato é basicamente um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem e qual é a cor de cada pixel. Para fazer isso, o arquivo inclui, para cada pixel da imagem, três valores: um para luz vermelha; um para luz verde; um para luz azul.

O resultado é um arquivo menor mas de alta qualidade. A maior vantagem do PNG sobre o JPEG é que a compactação é sem perdas, o que significa que não há perda de qualidade toda vez que ele é aberto e salvo novamente. O PNG também lida bem com imagens detalhadas e de alto contraste.

Os principais formatos de imagem são: JPG, GIF, PNG, SVG, PSD, WEBP, RAW, TIFF, BMP e PDF.

A metodologia utilizada para se fazer à leitura de uma imagem é variavel dependendo principalmente dos interesses de cada pessoa, podendo ser leitura formal, iconográfica, iconológica, gestáltica, semiótica, estética, entre outras. Segundo Trevisan (1984) na leitura formal analisa-se a imagem em si.