O que significa a sigla HGT?

Perguntado por: ireal5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A medição de glicemia capilar, também conhecida como HGT (Hemoglobina glicada), é um exame que mede a concentração de glicose (açúcar) no sangue. É utilizado para diagnosticar e monitorar o diabetes, bem como avaliar o controle glicêmico em pacientes diabéticos.

Puncionar a face lateral do dedo (nunca a polpa digital), formando a gota de sangue. Preencher totalmente o local indicado da tira reagente do monitor de glicemia com a gota de sangue. Aguardar o tempo determinado para a leitura conforme seu monitor (aproximadamente 5 segundos).

Quando medir: Pode ser solicitado antes e depois de refeições e de exercícios, antes de dormir e às vezes até no meio da madrugada. Circunstâncias como alterações na medicação ou na rotina podem fazer com que o médico mude o esquema temporariamente.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.

Se a glicemia estiver alta e houver glicosúria importante (maior que +++) e cetonúria, provavelmente, é uma cetoacidose. Procure imediatamente o seu médico ou um pronto-socorro — NÃO ESPERE AMANHECER, VÁ IMEDIATAMENTE PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO!!

Concluímos que os profissionais de Enfermagem ( Enfermeiros,, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem ) podem realizar teste de glicemia capilar,, cabendo ao primeiro ainda a solicitação do referido teste quando necessário.

Lanceta: pequena agulha que punciona o dedo e fornece uma gota de sangue para medir a glicose. A lanceta encaixa no lancetador.

Os aparelhos de glicemia (ou glicosímetros, como são chamados tecnicamente), são equipamentos de cuidado pessoal utilizados para efetuar as medições dos níveis de glicose no sangue, sendo fundamentais para pessoas que possuem diabetes do tipo 1 e 2, possibilitando controlar os níveis de açúcar ao longo do dia.

Como você pôde ver, a medição da glicemia por meio de coleta de sangue nas pontas dos dedos é um procedimento simples, mas muito eficaz. Qualquer pessoa pode realizá-lo tomando os cuidados orientados aqui.

lavar bem as mãos e secá-las corretamente; espetar o dedo com a agulha do glicosímetro; encostar a gota de sangue na fita de medição; aguardar alguns segundos até que o resultado fique pronto.

O exame de curva glicêmica, afirma o assessor em Microbiologia do Laboratório Lustosa, é feito da seguinte forma: em jejum, o paciente ingere um líquido muito doce (chamado de glicose anistra).

O exame de glicemia é um teste para verificar, principalmente, a quantidade de açúcares presentes na circulação do sangue. A análise detecta quando há sinais de hipoglicemia, ou seja, pouco açúcar na corrente sanguínea.

Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.

até 140 mg/dL: patamares normais; entre 140 mg/dL a 200 mg/dL: intolerância à glicose; acima de 200 mg/dL: diagnóstico de diabetes.

Continuar lendo O que é o HGT?