O que significa a sigla EPC no painel do Polo?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A sigla EPC significa Electronic Power Control (ou Controle Eletrônico de Potência). Quer dizer que a central eletrônica, que regula todo o funcionamento do automóvel, está com alguma pane, tem algum sensor com problema ou algum componente interno dessa central sem funcionar corretamente.

Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

A luz de alerta EPC indica um problema no sistema de controle eletrônico do motor. Pode ser um problema no pedal do acelerador, no corpo da borboleta, no sistema de controle de tração ou em algum componente eletrônico de todo esse sistema.

Luz de direção elétrica
A luz do “volantinho” ou com a sigla EPS no painel do carro é, na verdade, de direção elétrica e indica defeito nesse componente, como desregulamento do volante ou danos à caixa de direção.

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

Como exemplos de EPC e outros podem ser citados:

  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

O EPC foi formalmente instituído no Brasil em 1943, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, mesmo antes da obrigatoriedade legal, algumas empresas já utilizavam equipamentos de proteção para preservar a saúde e a segurança dos trabalhadores.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Esse cuidado é necessário para proteger o motor, que continua funcionando de modo limitado (ou limp home) apenas para que o carro seja conduzido ao mecânico. Mesmo que esses problemas não se manifestem, não é recomendado ficar rodando com a luz do EPC acesa no painel.

E quando a luz de injeção está piscando? É normal que, ao colocar a chave na ignição e girar, todas as luzes fiquem acesas por cerca de dois segundos. Se isso persistir após esse tempo, significa que foi registrado algum tipo de problema no sistema de injeção eletrônica.

As luzes do painel de seu carro possuem diferentes cores, cada uma tem um grau de gravidade. As verdes indicam que algum equipamento está ligado, não um defeito. Já as amarelas mostram que algum equipamento ou função do carro exige atenção. Por último, as vermelhas avisam o motorista de que alguma falha grave ocorreu.

A não utilização desses equipamentos pode causar danos graves aos colaboradores, e um alto custo para a empresa. exemplo, ocasionar a perda de audição parcial ou total se expondo a ruídos intensivos. estiverem usando os equipamentos ou estiverem, mas de forma errada a empresa pode sofrer multas e até ser interditada.

Onde há riscos em um ambiente de trabalho, deverá haver obrigatoriamente EPIs e EPCs fornecidos gratuitamente pelo empregador a todos os colaboradores. Ambos são muito importantes para a proteção de todos aqueles que ali realizam suas atividades.