O que significa a sigla EDTA e para que é utilizado?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.

Existem três tipos de EDTA: dissódico (Na2EDTA), dipotássico (K2EDTA) e o tripotássico (K3EDTA). Este último é o mais utilizado (forma líquida) por ser mais solúvel e menos tóxico.

O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.

O emprego do EDTA a 17 % como solução auxiliar apresenta desempenho satisfatório na função de desinfecção do sistema de canais radiculares.

Principais anticoagulantes
EDTA K2 (ácido etilenodiamino tetra-acético dipotássico): é o mais recomendado para análises hematológicas, pois preserva a integridade celular. Atua como quelante do cálcio, impedindo a coagulação.

Solução de EDTA tetrassódico. O EDTA é um composto orgânico que tem ação quelante: remove a camada residual de lama dentinária (smear layer) resultante da instrumentação do canal, deixando os túbulos dentinários abertos e limpos, preparando a parede dentinária para a adesão de materiais obturadores.

Tubo com o anticoagulante EDTA. Utilizado para hemograma ( HEM - formado pelo eritograma, leucograma e contagem de plaquetas), tipagem sanguínea (ABO-RH), hemoglobina glicada (HA1C), vitamina B12. A amostra é o sangue total. Tubo com gel separador.

EDTA, sigla para ethylenediaminetetraacetic acid, ou edetetic acid é um agente quelante orgânico, que sequestra íons metálicos, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e manganês, encontrados especialmente na água, agregando-os em sua estrutura química.

FINALIDADE: O EDTA é utilizado como anticoagulante para uso em hematologia. Somente para uso em diagnóstico in vitro.

A substituição do EDTA pelo produto Polydisperse NA2 e Polydisperse NA4 pode proporcionar redução de 50,0% do valor gasto com complexantes, pois o cliente irá reduzir pela metade a dosagem em sua formulação.

O excesso de sangue em um tubo com EDTA causa presença de fibrina, microcoágulos ou coágulos, causando alterações numéricas em todo hemograma. A quantidade mínima é de 75% da capacidade do tubo utilizado.

No Brasil, a principal fonte de EDTA foi a margarina (30 %), seguida da maionese (24 %) e molhos para saladas (23 %). No Chile, as fontes de EDTA de maior consumo foram as bebidas gasosas (63 %), seguidas de sucos engarrafados (14 %).

O EDTA é sintetizado em escala industrial a partir de etilenodiamina, formaldeído e uma fonte de cianeto (HCN ou NaCN). Cerca de 100.000 toneladas de EDTA são produzidas anualmente. A propriedade mais marcante do EDTA é a sua capacidade de complexar íons metálicos na proporção metal-EDTA de 1:1.

O EDTA é um agente quelante usado largamente na terapia endodôntica, agindo somente em contato direto com a parede dentinária, através da ligação estável ao íon de cálcio, com conseqüente remoção da porção inorgânica da smear layer e desmineralização da dentina (HÜLSMANN et al., 2003).

a) edta dissódico: apresenta pH inferior a 7, sendo assim indicado para formulações com pH mais ácido. Ele possui dois cátions de sódio.

Introduzido no final dos anos 50, o ácido etile- nodiaminotetraacético, comumente conhecido por EDTA, é o quelante mais utilizado na Odontologia.

EDTA. Anticoagulante de escolha para realização dos hemogramas por preservar a estrutura e morfologia das células sanguíneas e também por inibir a formação de coágulos e agregados plaquetários na amostra.

Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul - possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de inibir a coagulação, preservando os fatores. Vermelho - ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo - possui ativador de coágulo + gel.

O EDTA também é anticoagulante, recomendado para rotinas de hematologia, por preservar a morfologia celular. Fluoreto de Sódio + EDTA, tubo com a tampa na cor cinza. Por conter fluoreto de sódio com EDTA, é indicado nas coletas de sangue para exames de glicemia.

Os tubos para coleta de sangue se diferenciam uns dos outros pelas cores da tampa, sendo elas:

  1. azul: tubo com citrato de sódio;
  2. vermelha ou amarela: tubo sem anticoagulante;
  3. verde: tubo com heparina;
  4. roxa: tubo com EDTA;
  5. cinza: tubo com fluoreto de sódio.