O que significa a sigla EAR na carteira de motorista?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O que é Para exercer atividade remunerada com o veículo, ou seja, prestar serviço de transporte de pessoas, bens ou valores para pessoa física e/ou jurídica, autônomos ou contratados, é preciso passar por exames psicológicos para a inclusão da observação Exerce Atividade Remunerada (EAR) em sua carteira de motorista.

A observação EAR na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serve para sinalizar que uma pessoa está apta a utilizar o veículo para exercer atividades remuneradas, como o transporte de cargas ou de passageiros.

Quais os requisitos para solicitar a EAR
Contudo, quando for fazer a Renovação da CNH com EAR, o condutor precisará fazer todos os exames novamente. Ou seja, exame médico, oftalmológico e avaliação psicológica.

Desvantagens. Gastos para inserir EAR na CNH para Uber; Precisar atualizar novamente sua CNH, caso deixe de exercer atividade remunerada.

A adição do EAR é obrigatória para os motoristas que exercem atividades remuneradas com transporte, assim como aquele condutor que precisa de óculos para dirigir é obrigado a adicionar a observação “A” em sua CNH. Essa obrigatoriedade está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no art.

7 dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito".

Onde incluir
Na internet, no aplicativo do Detran-PR ou presencialmente nas autoescolas (CFCs) e nas unidades de atendimento. Agende um horário para atendimento e evite transtornos.

Entre no site do DETRAN do seu estado e, na aba “CNH Definitiva”, selecione a opção INCLUIR EAR. Ao fazer isso, você poderá agendar o exame de aptidão, que é um requisito para adicionar o “Exerce atividade remunerada” no documento de habilitação, segundo a Resolução 168, art. 1º do CONTRAN.

O “Exerce Atividade Remunerada” se encontra no espaço das observações em sua CNH, assim como mostra a imagem abaixo. A EAR também está presente na sua e-CNH. Os prestadores de serviços que obtêm esta observação em sua carteira recebem uma atenção especial do Detran.

Diagnóstico molecular e o exame de PCR
Na oncologia, a PCR auxilia na identificação de células que apresentam sequências gênicas características de um determinado tipo de câncer. Desse modo, é possível identificar a origem do câncer, assim como realizar o monitoramento em pacientes já diagnosticados.

Aqueles que possuem uma atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas precisam passar pela avaliação psicológica. Uma taxa é cobrada para fazer o exame. Você também deve pagar uma taxa da renovação. Na sequência, você deve acompanhar o andamento do processo.

Muitas pessoas pensam que EAR – Exerce Atividade Remunerada é uma categoria de CNH. Não é! Ela não dá direito a conduzir determinados tipos de veículo. Na verdade, trata-se de uma declaração do motorista de que, nos veículos que está apto a conduzir, ele exerce atividade remunerada.

A partir da Lei 14071/20, finalmente foi possível responder à pergunta de quem não tem atividade remunerada tem que fazer exame toxicológico. Isso porque a realização de um novo exame está prevista apenas para quem exerce atividade remunerada dentro das categorias C, D e E.

É um procedimento pago, que inclui testes psicológicos para o motorista. Os testes são bastante importantes para que o Detran avalie se aquele condutor está apto a trabalhar com transporte diariamente.

O salário médio pago pela empresa Uber para o cargo de Motorista (Brasil) é aproximadamente R$ 2.210 por mês, ou seja, 29% acima da média nacional.

Com os exames aprovados e as taxas pagas, o motorista recebe o documento no endereço cadastrado em até sete dias úteis.