O que significa a sigla E-bit?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Afinal, o que é o ebit? O ebit vem da sigla em inglês “Earnings Before Interest and Taxes”. Em tradução livre quer dizer “lucro antes dos juros e tributos”.

O EBIT fornece uma visão ampla sobre o desempenho financeiro e pode ser calculado da seguinte forma: lucro operacional líquido (EBIT) = lucro bruto - (despesas operacionais + receitas operacionais)

A margem do EBITDA é um indicador de lucratividade operacional, que aponta a rentabilidade da empresa para os investidores. Aqui, é utilizado o lucro antes mesmo do pagamento dos juros, impostos, depreciações e amortizações. A margem mostra se as atividades operacionais da empresa estão gerando recursos para o negócio.

Resumindo, enquanto o EBIT ou lucro operacional é uma medida contábil do resultado da empresa com suas atividades principais, o EBITDA representa uma métrica da geração de caixa operacional pela companhia.

O que vem antes EBIT ou EBITDA? O EBIT deve ser calculado antes do EBITDA. Isso acontece porque, na fórmula do EBITDA é necessário que seja informado o Lucro Operacional Líquido.

Ebitda é o acrônimo da expressão em inglês Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, Ebitda significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Dessa tradução, surgiu uma sigla que pode ser considerada a versão em português do Ebitda.

Exemplo de utilização do P/EBIT
Em uma situação comparativa entre empresas, ele consegue identificar qual delas está alinhada com seu objetivo, seja a compra ou venda de uma ação. Seguindo uma lógica de “quanto menor, melhor”, resultado ideal é de até no máximo 10.

O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.

O que é a margem EBITDA? Margem EBITDA, também conhecida como margem LAJIDA, é a relação entre: o lucro da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização; e a receita líquida de uma companhia. Ela tem a função de fornecer a lucratividade de um negócio.

Caso o EBITDA seja maior, o múltiplo pode variar entre 6 e 8. Quanto maior o EBITDA, mais valorizada é a empresa. Portanto, é importante encontrar um especialista em empresas que possa ajudar você nesse processo.

O lucro operacional ou EBITDA é um indicador que serve para mensurar o desempenho financeiro de um negócio. Quando o gestor o utiliza, é possível identificar a capacidade da empresa para pagar suas operações e gerar fluxo de caixa.

Você sabe o que é EBITDA? Esse é um dos indicadores financeiros mais importantes para a gestão de qualquer negócio. Isso porque ele traz informações essenciais sobre a eficiência operacional e a lucratividade de uma empresa.

O indicador se dá em vezes, e quanto mais alto, maior o grau de endividamento da empresa. A conta é bastante simples: basta pegar a dívida líquida e dividir pelo EBITDA. O resultado será em vezes, ou seja, se o resultado for 5, significa que o grau de endividamento da empresa é 5x (5x o valor do EBITDA).

Para se calcular Ebitda, basta somar ao resultado líquido da empresa os juros pagos, impostos, depreciações e amortizações do período. Nesse sentido, o Ebitda é encontrado quando se retira do lucro líquido do efeito desses componentes.

Desde o começo dos anos 90, o Ebitda (pronuncia-se ebítida ou ebidá) vem sendo cada vez mais utilizado na hora de analisar uma empresa.

O que é EBITDA
Quando uma organização faz a análise do DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) de determinado período, as depreciações e amortizações entram como uma despesa que, gerencialmente, acaba reduzindo o lucro do negócio.

Como funciona o P/EBIT
No inglês, a sigla EBIT significa earnings before interest and taxes (ou lucro antes dos juros e impostos). Ou seja, o EBIT corresponde ao lucro operacional da empresa, isto é, ao resultado gerado pela companhia exclusivamente por meio da sua atividade fim.

Porque os bancos não têm EBITDA? Como falamos acima, o lucro dos bancos vem de suas operações financeiras através dos empréstimos que realiza para os tomadores com o dinheiro emprestado pelos poupadores, diferentemente das empresas comuns que obtêm lucro através da venda de seus serviços e produtos.

Margem EBITDA
Com esse cálculo é possível entender qual valor da receita tornou-se uma geração de caixa na empresa. Desta forma, quanto maior o EBITDA, maior a margem EBITDA, o que é positivo para empresa, identificando-se como produtiva, rentável e lucrável.

Existe EBITDA negativo? A resposta é sim, uma empresa pode ter EBITDA negativo. Isso significa que a operação da empresa não está sendo rentável. Isso não quer dizer que ela necessariamente está tendo prejuízos no seu resultado final, já que pode estar tendo ganhos, por exemplo, com o retorno de investimentos.