O que significa a sigla DT da Yamaha?

Perguntado por: amota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

dt sabe o que significa. significa distbreak. que na tradução livre vira algo como pista de terra. que faz todo sentido para essa moto.

Siglas proprietárias
As duas classificações mais comuns nos modelos Honda são justamente CG e CB. CG significa City General, e CB, City Bike. As CGs recebem esse título, pois são motos urbanas de uso geral, tal como a popular CG 160.

YBR = Yamaha do Brasil. YZF R1 = ZF modelo . R é de Racing (competição).

1. Xj. Uma moto da empresa Yamaha. XJ é uma moto duas rodas.

XR (Extended Release – Liberação Estendida) ou XL: A liberação estendida tem como objetivo manter a liberação do fármaco por um período maior de tempo. Neste tipo, a liberação é suficientemente lenta para que seja possível estender o intervalo entre as doses por duas vezes ou mais.

A Yamaha DT 200R é a mais nova versão da tradicional família DT de motos leves de uso misto (cidade/campo) da marca. Foi lançada no último Salão da Moto, em novembro passado, em São Paulo. A versão ganhou refrigeração líquida, mais potência em 200 cc e maior agilidade para uso em cidade e nas trilhas.

Nossa protagonista, a Yamaha DT 200R, chegou em 1994, como uma evolução da DT 200 . As principais diferenças entre as duas “duzentinhas” eram o tanque de combustível de maior capacidade, freio a disco na roda traseira e um visual um pouco mais moderno.

No painel de formato trapezoidal o desenho se assemelhava aos dos outros modelos todo-terreno da marca. Indicava até 140 km/h, e a velocidade máxima real medida em testes foi de 137 km/h na melhor passagem, equivalente à da Honda NX 350 Sahara.

The segundo número (32) denota a SEÇÃO DO PNEU em milímetros. A letra A indica que o ARO é de 590 mm.

Mas e o ED (ou ESD dependendo da fabricante)? Essa sigla no nome das motos segue a mesma lógica das outras e significa que a moto tem partida elétrica e freio a disco.

A XRE 300 é uma motocicleta on-off-road fabricada pela Honda. Começou ser produzida no Brasil em 2009, substituindo tanto a Tornado 250 quanto a NX4 Falcon. A moto apresentou problemas mecânicos como vazamentos de óleo e trincas no cabeçote do motor, que os proprietários atribuíram a defeitos estruturais.

Para quem precisa pegar estrada a velocidade máxima é de 115km/h no velocímetro, então talvez seja necessário uma moto mais potente.

Capaz de gerar potência máxima de 12,5 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,19 kgf.m a 6.500 rpm, é o motor ideal para quem quer uma moto para o transporte ou como ferramenta de trabalho. Principalmente pela economia de combustível — seu consumo fica acima de 30 km/l.

Moto mais rápida do mundo: Kawasaki Ninja H2R (400 km/h)
Até hoje, essa é a única moto que conseguiu alcançar 400 km/h, marca atingida pelo piloto Kenan Sofuoglu em 2016, em uma ponte na Turquia. Seu valor é de R$ 357.000.

Para quem gosta de números, o consumo fica na casa dos 24 km/l, o que dá 400 quilômetros de autonomia, já que o tanque leva 17 litros de gasolina.

Para a categoria da XJ6 ele é bastante econômico e o tanque de gasolina com capacidade de 17,3 litros confere para a naked da Yamaha uma autonomia que gira em torno de 400 km.