O que significa a sigla DPP na gravidez?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Atenção mamães! Data Provável do Parto ou DPP é uma data bem conhecida e aguardada pelas gestantes. Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto do bebê e é calculada a partir da data da sua última menstruação.

Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês. Por exemplo, se a última menstruação foi em 13/08, a DPP será 20/05.

A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM).

Para mulheres como Penelope e Eleanor, com gestações de baixo risco, há 60% de chance de o bebê nascer uma semana antes ou uma depois da data prevista para o parto. E, como dito acima, apenas 4% dos bebês nascem na data que lhes foi prevista (ou 4,4% se excluirmos gestações de risco).

Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

Está grávida de 37 semanas – já só faltam 21 dias!

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Se o seu bebê nascer hoje com 37 semanas de gravidez, ele já é considerado a termo, pois entramos no 10º mês gestacional.

Calculadora gestacional pela data da concepção
Outro método para chegar à possível data de parto é através do cálculo usando o dia da concepção. Neste caso, é preciso pegar o dia da concepção, somar 280 e dividir por 7. O resultado chega à quantidade de semanas que o bebê provavelmente terá na época de seu nascimento.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

Tem razão quando diz que médicos diferentes poderão obter resultados diferentes ao medir o seu abdómen. A melhor medição é por ultra-sons, que mostra como o crescimento do bebé corresponde à s suas datas.

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:

  • Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  • Data da última menstruação (DUM);
  • Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Uma gravidez dura 9 meses, o que equivale a 40 semanas, mas o mais comum é que as pessoas perguntem sobre o tempo de gestação de uma mulher se referindo a meses e não a semanas.

7 sinais de que o bebê está a caminho

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

A secreção do tampão mucoso não apresenta odor, de maneira geral é bastante espessa e mede aproximadamente 5 centímetros. Além disso, demonstra uma consistência gelatinosa e, na maior parte dos casos, pode vir com um pouco de sangue.

Não há problemas em realizar o exame durante o período menstrual e nem em ter relações antes de fazer o ultrassom. No caso da mulher estar menstruada, é recomendado retirar o absorvente interno, caso esteja utilizando.

Muitos ultrassons podem prejudicar o bebê? Não, o ultrassom é um exame que não prejudica o bebê e a mãe. Cada gestação é única e o médico saberá avaliar de quantos ultrassons a mamãe precisa.