O que significa a sigla DPP eco?

Perguntado por: uprates . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 5 votos

Data Provável do Parto (DPP): o que é e como calcular. Fetalmed.

O DPP é definido como a separação da placenta da parede uterina antes do parto que acontece, normalmente, após as 20 semanas de gestação. Ocorre em 1 a 2% das gestações e corresponde a cerca de 30% das hemorragias do 3° trimestre.

Durante os primeiros 3 meses ela é mapeada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN), já nos meses seguintes a idade gestacional é calculada via 3 medidas importantes: a circunferência cefálica (CC), o comprimento do fêmur (CF) e o diâmetro biparietal (DBP).

Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele. Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês.

Para mulheres como Penelope e Eleanor, com gestações de baixo risco, há 60% de chance de o bebê nascer uma semana antes ou uma depois da data prevista para o parto. E, como dito acima, apenas 4% dos bebês nascem na data que lhes foi prevista (ou 4,4% se excluirmos gestações de risco).

Data Provável do Parto ou DPP é uma data bem conhecida e aguardada pelas gestantes. Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto do bebê e é calculada a partir da data da sua última menstruação. Portanto é uma sigla nova, que muitas mamães desconhecem, mas de extrema importância.

Data do nascimento por ultrassom
O primeiro ultrassom, feito entre seis a dez semanas de gravidez, é considerado o método mais preciso para prever a data do nascimento.

Dá para confiar? Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%. “Para determinar essa idade, medimos o comprimento do feto da cabeça até as nádegas.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Porque no ultrassom dá uma data diferente da calculada pela menstruação? É natural que exista uma pequena diferença entre a idade gestacional calculada pelo ultrassom e aquela determinada pelas medidas do bebê. Nem todo mundo cresce exatamente na média.

Da mesma forma que a contagem de meses, o cálculo das semanas de gravidez deve ser feito à partir da data da última menstruação. Considerando um ciclo de 28 dias, você pode identificar a data de aniversário semanal da gestação e, ao completar aqueles 7 dias, a gestação ganha mais uma semana.

A frequência cardíaca fetal habitualmente encontra-se entre 120 e 160 batimentos por minutos. Portanto, frequências muito mais altas (acima de 200) ou baixas (abaixo de 100) podem ser um indício de algum tipo de sofrimento fetal ou problema.

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

O bebê Os órgãos fetais continuam amadurecendo e as unhas e cabelos continuam crescendo. O bebê dorme até 90% do tempo. O peso situa-se em média entre 1,8 e 2 kg e a estatura em média entre 41 e 42 cm.

Existem três sinais distintos que indicam que o trabalho de parto começou:

  1. 1.º Contrações regulares. ...
  2. 2.º Perda de água pela vagina. ...
  3. 3.º Eliminação do tampão mucoso. ...
  4. Falso trabalho de parto. ...
  5. Quando chamar seu médico. ...
  6. Cronometrando as contrações.

A data provável do parto, ou DPP, nada mais é do que o dia em que você completa 40 semanas de gestação. Isso não significa que você irá entrar em trabalho de parto nesta data, nem que o nascimento do seu filho irá ocorrer com 40 semanas. A DPP é apenas o dia em que você completa 40 semanas.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
São 4kg distribuídos pelo corpinho da criança – o peso não está direcionado apenas na cabeça e no ombro, e se a mulher quer e tem condição de tentar um parto natural, sua decisão deve ser respeitada.

Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Idade gestacional é geralmente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto. Mais precisamente, a idade gestacional é a diferença entre 14 dias antes da data da concepção e o dia do parto.

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

Muitos ultrassons podem prejudicar o bebê? Não, o ultrassom é um exame que não prejudica o bebê e a mãe. Cada gestação é única e o médico saberá avaliar de quantos ultrassons a mamãe precisa.