O que significa a sigla da memória RAM?

Perguntado por: nquaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Afinal, o que é a memória RAM? A memória RAM (sigla para random-access memory, ou memória de acesso aleatório em tradução livre para o português), é a capacidade que um computador ou celular tem de dar suporte para rodar softwares, ou seja, de exibir programas e fazê-los funcionar.

No mínimo, você vai querer 4GB de RAM para rodar aplicativos de jogos modernos. No entanto, como regra geral, 8GB de RAM é recomendado para evitar qualquer desempenho ou questões relacionadas com a velocidade.

De maneira geral, existem dois tipos de memória nos computadores: as memórias não voláteis e as memórias voláteis. A diferença entre ambas é a característica de manterem ou não o acesso às informações depois da máquina ser desligada.

A sigla CPU significa “Central Processing Unit”, em inglês, ou UCP “Unidade Central de Processamento”, em português. Conectado à placa-mãe, esse componente é considerado um dos hardwares mais importantes do sistema e recebe este nome porque, de fato, é onde todas as operações do seu PC ou notebook são processadas.

ROM é a memória não volátil, o que significa que as informações são permanentemente armazenadas no chip. A memória não depende de uma corrente elétrica para salvar os dados, em vez disso, os dados são gravados em células individuais usando o código binário.

A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de espaço no hardware no qual são gravadas, geralmente, informações definitivas e cruciais para o funcionamento de um dispositivo eletrônico. Se você está mais familiarizado com o mundo tech, saiba que ela é responsável pelo acesso básico à inicialização do hardware.

A principal característica da RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o computador. Ao ligar é necessário refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.

Os tipos de memória existentes podem ser relacionadas assim:

  • RAM Dinâmica (DRAM)
  • RAM Estática (SRAM)
  • ROM.
  • EPROM.
  • Flash ROM.
  • CMOS.
  • Memória de Vídeo.
  • ROMs das placas de expansão.

A capacidade da memória RAM é medida em GB (gigabytes) e mostra quantos arquivos o recurso consegue armazenar de maneira simultânea. Quanto maior o número, maior a capacidade de processar diferentes informações ao mesmo tempo.

A RAM é um local em que a sua máquina armazena uma espécie de memória de “curto prazo”, sendo considerada mais rápida que o disco rígido e garantindo que todos os seus programas em execução sejam mantidos e acessados de uma forma veloz.

O gigabyte serve para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de um hardware qualquer, como a memória RAM. Quanto maior o número de gigas de um aparelho, maior será sua capacidade de armazenamento. Tanto a memória interna quanto a memória RAM usam o gigabyte como medição.

DDR

Atualmente, o mercado oferece várias tecnologias de memória RAM, sendo que a DDR é a mais conhecida. A sigla DDR vem do inglês Double-Data-Rate (Taxa Dupla de Transferência). Em síntese, a memória DDR permite que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo.

A memória RAM é uma tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no celular, PC ou notebook. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. O componente é responsável pela leitura dos conteúdos quando requeridos.

Unidades de processamento central (CPUs) e Unidades de processamento gráfico (GPUs) são mecanismos de computação fundamentais. No entanto, à medida que as demandas de computação evoluem, nem sempre fica claro quais são as diferenças entre CPUs e GPUs e quais cargas de trabalho são mais adequadas para cada uma.

A memória cache é uma parte essencial do processador de computadores e dispositivos móveis. Ela atua como uma memória temporária, permitindo que o processador recupere rapidamente os dados sem a necessidade de uma busca direta na memória principal, a RAM.

Como o programa de inicialização mais importante do seu PC, a BIOS é o software integrado ao processador central do PC responsável por inicializar o sistema. Normalmente embutido em seu computador como um chip da placa-mãe, a BIOS funciona como um catalisador para as ações de funcionalidade do PC.