O que significa a sigla D no extrato da caixa?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

C/C: significa que se trata de uma conta corrente; (+) ou (C): é o saldo credor, ou seja, algum valor que foi creditado em sua conta; (-) ou (D): saldo devedor; TRANSF.

Sinais e siglas principais do extrato bancário
CI = Sigla para Conta Investimento ou Conta Poupança; TAA = Terminal de Auto Atendimento, que são os caixas eletrônicos; CC = Sigla de Conta Corrente; Datas = Significa o dia que foi realizado algum lançamento.

Os números negativos aparecem principalmente nos saldos das contas bancárias quando se gasta mais dinheiro do que se tem, ou seja, fica devendo, por isso a quantia aparece como negativa.

Em um segundo caso, os valores do saldo ou das operações listadas na conta aparecem seguidos de um sinal de (-), ou então da letra D (saldo devedor ou debitado).

Saldo disponível: valor existente cuja utilização não está sujeitos ao pagamento de juros, comissões ou outros encargos.

A CEF adota como nome fantasia a denominação CAIXA. Art. 2º A CEF tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal, e pode criar e suprimir filiais, agências, escritórios, representações ou quaisquer outros estabelecimentos no País e no exterior.

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

Se o depósito foi feito por transferência bancária ele tem condições de descobrir o depositante a partir do CPF ou CNPJ. Se não houver nenhuma identificação, peça a ele um termo assinado constando que você procurou descobrir a origem do dinheiro, faça um boletim de ocorrência e leve esses documentos a um advogado.

Algumas das principais siglas e abreviações do extrato bancário são: (+) ou (C): indica saldo credor, algum valor foi creditado em sua conta; (-) ou (D): débito, ou seja, qualquer valor debitado da sua conta. Poder ser um pagamento, uma cobrança ou um saque, por exemplo.

O extrato bancário pode ser disponibilizado em formato físico ou digital. O físico pode ser impresso em caixas eletrônicos, e o digital é acessível por meio de internet banking ou aplicativos bancários. Com o extrato é possível analisar exatamente o que entrou e saiu da conta.

Como entender extrato bancário
Você precisa ler cada extrato bancário cuidadosamente para verificar a movimentação da conta e observar: As datas e o período que esse extrato abrange. Que o saldo inicial da conta bancária deve ser igual ao saldo final do mês anterior. Número total de depósitos feitos durante o mês.

Na Matemática, existem dois tipos de números: os positivos e os negativos. Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal. Os números negativos são representados por um sinal de “-” na frente.

O primeiro passo é não ter receio de falar sobre as dívidas. Entenda como construir uma melhor relação com o seu dinheiro.

  1. Anote todas as suas dívidas. ...
  2. Negocie sempre suas dívidas. ...
  3. Corte gastos de forma inteligente. ...
  4. Encontre um tempo para cuidar do dinheiro. ...
  5. Tire um dia financeiro.

Vejamos. Se alguém está com um saldo (negativo) de - 550 reais e, na sua conta, for debitado um cheque de 200 reais teremos: - 550 - 200= - 750.

É claro que você já ouviu a expressão “ficar no vermelho”. Ela vem das escolas e significa acabar o bimestre com uma nota baixa (arriscando-se a ficar de recuperação).

O débito é uma operação que usa o saldo que você tem na conta bancária. Ou seja, ela faz pagamentos com o dinheiro que você já tem, reduzindo assim a sua poupança. O crédito é diferente, já que não tem impacto imediato na sua conta bancária.

Saldo Disponível/Saldo em conta: É o valor que você possui hoje em seu saldo, livre para investimentos e resgates para o seu banco.