O que significa a sigla CPC na Contabilidade?

Perguntado por: gcapelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Origem. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi idealizado a partir da união de esforços e comunhão de objetivos das seguintes entidades: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca);

Comissão de Pronunciamentos Contábeis - CPC (2010).
Disponível em: <http://www.cpc.org.br>. Acesso em: 2010.

Art. 13 De acordo com a Resolução CFC nº. 1.055/05, é atribuição do CPC estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo, inclusive, emitir Interpretações, Orientações, e Comunicados.

O CPC 27 define ativo imobilizado como qualquer bem mantido para uso na produção ou prestação de serviços, para aluguel a terceiros ou para fins administrativos e que seja esperado ser utilizado por mais de um período contábil.

b)subsidiariamente: significa aplicar o CPC quando a CLT não disciplina determinado instituto processual. Exemplos: tutelas provisórias (urgência e evidência), ação rescisória; ordem preferencial de penhora, hipóteses legais de impenhorabilidade, etc.

Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB);

Código de Processo Civil. Art. 1º O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil , observando-se as disposições deste Código.

Separamos para vocês a lista de CPCs mais importantes para concursos, vejam: CPC 00-Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro: Amigos, o CPC 00 é pronunciamento mais cobrado, inclusive, dentro dos conteúdos básicos de Contabilidade.

Sendo assim, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), vem trabalhando para adequar as normas internacionais de contabilidade, conhecidas pelas siglas em inglês IAS e IFRS, para a realidade brasileira e das empresas que aqui operam, levando em conta as características locais e nossas operações comerciais.

O CPC 04 é a norma contábil responsável pela contabilização de ativos intangíveis. Desse modo, há outros pronunciamentos que não abrangem todos os ativos intangíveis. Assim, cabe ao CPC 04 definir o tratamento contábil de todos esses ativos.

em 2005

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) surgiu em 2005 com o objetivo de centralizar a emissão de normas contábeis no Brasil, até então emitidas por diversos órgãos com diretrizes e interesses distintos.

O CPC 26 dispõe sobre as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações, com a finalidade de assegurar a comparabilidade tanto das demonstrações de anos anteriores quando de outras entidades.

O CPC 37 deve ser aplicado às primeiras demonstrações contábeis em IFRS e em todas as demonstrações intermediárias emitidas pela entidade para o período coberto pelas primeiras demonstrações contábeis em IFRS.

Ele é o responsável por manter todos os trâmites legais da empresa dentro dos conformes, ou seja, em dia. Ele também é um profissional fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, pois sabe funções estratégicas que podem colaborar para o sucesso do negócio.

Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.