O que significa a sigla CNPJ MF?

Perguntado por: osiqueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Substituído pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), da Receita Federal, identifica cada pessoa jurídica (firma/empresa/sociedade civil ou mercantil, ou companhia) existente no país.

Segundo a Receita Federal, “O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais das pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.”

Port. ME nº 14/2019. Autoriza a utilização definitiva pelo Ministério da Economia do número do CNPJ 00.394.460/0001-41 do extinto Ministério da Fazenda e dá outras providências.

Em 1998, através da Instrução Normativa SRF nº 27, é instituído o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), em substituição ao antigo Cadastro Geral de Contribuintes (CGC).

Então CGC e CNPJ são a mesma coisa? Em essência, sim. Quem já tinha um CGC antes da mudança para CNPJ manteve seu número cadastrado, mudando apenas a sigla. A mudança do CGC serviu para unificar os cadastros empresariais, antes feitos de forma separada nos estados, municípios, distrito federal e União.

Em 1964, o Ministério da Fazenda criou o Cadastro Geral de Contribuintes (CGC). Esse registro sempre foi obrigatório para pessoas jurídicas que atuam no Brasil e empresas internacionais que tem capitais aplicados aqui. Porém, o CGC cresceu e se transformou no CNPJ. De forma resumida, o CNPJ é a evolução do CGC.

1 de julho de 1998

Qual foi o primeiro CNPJ do Brasil? O cadastro de pessoa jurídica foi criado em 1 de julho de 1998, por uma Instrução Normativa e como evolução do antigo Cadastro Geral de Contribuintes (CGC). Um dos cadastros mais antigos que se tem registro é o da Casa da Moeda do Brasil, fundada em 1694.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF ou CPF-MF) é o registro mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade, inclusive falecidas.

Se você quer saber como consultar o CNAE de uma empresa, basta acessar a página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, da Rede Sim da Receita Federal, e digitar o CNPJ que deseja realizar a busca.

Basta acessar o Portal de Empresas e Negócios do Governo Federal, selecionar o Redesim e ir até a opção “Consulta Pessoa Jurídica”, depois clicar em “pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento”.

Entre os mais comuns temos: Secretaria de Segurança Pública (SSP) Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) Secretaria de Justiça e Trabalho (SJT)

Quem já se perguntou o que é órgão emissor do RG, entenda que ele é um órgão público. Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

Para saber se o CNPJ está ativo ou se encontra em um dos demais status, basta que o interessado realize uma consulta gratuita no site da Receita Federal.

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda - Cnpj: 00.394.460/0001-41.

A PGFN também atua como órgão de assessoramento jurídico do Ministério da Fazenda. A Receita Federal do Brasil – RFB é um órgão distinto da PGFN, pois suas atribuições são a de lançar, fiscalizar e arrecadar os tributos e as contribuições previdenciárias federais.

Secretaria da Receita Federal - CNP 00.394.460/0058-87.

O Cadastro de Pessoas Físicas foi efetivamente instituído em 1968 por força do Decreto-lei nº 401 de 30 de dezembro de 1968. "Art. 1º O Registro de Pessoas Físicas criado pelo artigo 11 da Lei número 4.862 de 29 de novembro de 1965 é transformado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A informação principal do CNPJ é o número. Ele é composto por 14 dígitos numéricos. Os 8 primeiros dígitos formam a raiz do CNPJ. Os 4 dígitos após a barra são chamados de sufixo.

Os 8 primeiros dígitos do CNPJ compõem o número de inscrição da empresa (raiz - nº base), e a parte seguinte informa se ela é matriz (0001) ou filial (0002). Os últimos 2 números são os dígitos verificadores.