O que significa a sigla CMOS?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A sigla CMOS significa Complementary Metal-Oxide Semiconductor (Metal-óxido Semicondutor Complementar) se refere a uma tecnologia de fabricação de dispositivos eletrônicos semicondutores, dos mais variados tipos, como circuitos lógicos digitais.

A porta inversora CMOS é composta por transistores nMOS e pMOS em série, como mostra a Fig. 1.1a. O terminal de entrada é ligado às duas portas, de forma que uma tensão positiva coloca em condução o transistor nMOS e corta o pMOS, produzindo uma tensão zero na saída.

CMOS significa “semicondutor de óxido metálico complementar”, em uma referência ao seu processo de fabricação. Os sensores de imagem CCD e CMOS usam o mesmo princípio para tirar fotos: ambos capturam a luz que vem da lente através de fotodiodos (ou pixels) e armazenam a luz como um sinal elétrico.

A bateria de CMOS fica dentro do computador e conectada à placa de sistema (placa-mãe).

Família CMOS: faz parte de uma classe de CIs unipolares (utilizam transistores unipolares MOSFET canal P ou canal N).

A maioria dos sistemas atribui as teclas F1, F2 e F3 para entrar no sistema. Essas são as teclas mais comuns utilizadas para esse fim. Também utiliza-se as teclas ESC e Delete como algumas das mais comuns para entrar no sistema.

Remover e substituir a bateria do CMOS. Após trocar a bateria, reinicie o computador para ver se o erro persiste. Se o erro não aparecer mais, aguarde o Windows abrir e ajuste a data e a hora atuais. Se o erro persistir, isso indica que as informações padrão do BIOS foram corrompidas.

CMOS é um pequena memória RAM que armazena informações de configuração de hardware. Exemplo de sequência de BOOT: USB, CD-ROM, HD e placa de rede. operacional), o BIOS procura pelas informações de BOOT, para que o carregamento do sistema operacional possa começar.

Uma porta lógica CMOS ou um de forma mais geral, um circuito lógico CMOS é, por definição, uma extensão do inversor CMOS. O inversor consiste se um transistor de comando ou abaixador (pull- down) NMOS e um transistor de carga ou elevador (pull-up) PMOS, ambos controlados de forma complementar por um tensão de entrada.

O Transistor de Efeito de Campo FET de porta isolada, MOSFET ou simplesmente MOS, é um dispositivo constituído de quatro terminais: fonte (source), porta (gate), dreno (drain) e substrato ou corpo (bulk).

Há um botão CLR_CMOS na placa-mãe. Por favor, prima este botão quando a máquina estiver desligada e o cabo de alimentação estiver desligado. Depois de ligar novamente a alimentação e arrancar, premir e manter premida a tecla apagar ou a tecla F2 para entrar na BIOS e reiniciar.

As baterias de setup ou Cmos são utilizadas para alimentar a memória onde fica guardada a configuração de Setup do computador e manter o relógio e as datas atualizadas.

O que é a BIOS? Como o programa de inicialização mais importante do seu PC, a BIOS é o software integrado ao processador central do PC responsável por inicializar o sistema. Normalmente embutido em seu computador como um chip da placa-mãe, a BIOS funciona como um catalisador para as ações de funcionalidade do PC.

É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu PC, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando.

Agora que sabemos os dois tipos de BIOS existentes atualmente, Legacy e UEFI, podemos verificar o avanço da tecnologia no tempo.

A saída deve ser de no máximo 0,05V para o nível 0 (baixo) em tecnologia CMOS, e entre 4,95 e 5V para o nível 1 (alto).

Atualmente a Família TTL e a CMOS são as mais usadas, sendo empregadas em uma grande quantidade de equipamentos digitais e também nos computadores e periféricos. Dessa forma, essas serão as famílias abordadas. TTL significa Transistor-Transistor – Logic (Lógica Transistor-Transistor).

Fan-Out (leque de saída) é o número máximo de portas similares que uma porta pode acionar permanecendo dentro das especificações. É importante saber quantas entradas uma dada saída pode alimentar sem comprometer a confiabilidade.

Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação do computador. Localize o jumper de redefinição de senha (PSWD) na placa de sistema. Remova o plugue do jumper dos pinos do jumper de senha. Ligue sem o plugue do jumper para limpar a senha.

Continuar lendo O que é CMOS e a BIOS?