O que significa a sigla CEI no extrato bancário?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A sigla CEI se refere ao Canal Eletrônico do Investidor. Ou seja, é sistema da bolsa de valores para consultar diversos tipos de operações que foram realizadas, como transferências, saldos, reembolsos, rendimentos, liquidez e extrato. Entretanto, só ficam disponíveis transações dos últimos 18 meses.

A partir de hoje, o Canal Eletrônico do Investidor (CEI) será oficialmente desligado. São Paulo, 26 de novembro de 2021 - A B3 anuncia que, a partir de hoje a nova área logada do investidor, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as informações para a pessoa física.

Como saber o CEI? Basta acessar o site da Receita Federal para ter acesso ao número do CEI.

Cadastro Específico do INSS - CEI.

O CEI, ou Cadastro Específico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é utilizado por pessoas físicas que por lei, são comparadas a empresas. São pessoas comuns que ao exercerem suas atividades, possuem um status de empresa.

Quem pode utilizar este serviço? Cidadão que exerça atividade econômica como pessoa física e possuam matrícula CEI para o seu estabelecimento. Acesse o sistema do CAEPF para fazer a inscrição de nova atividade econômica por vinculação ou vincular uma matrícula CEI ao CAEPF existente.

Basta acessar o site do CEI, informar o número do CPD que você deseja consultar e clicar no link para gerar a primeira senha. Após esse primeiro passo, é possível criar uma senha de acesso a uma área exclusiva. É nela que você vai encontrar todas as movimentações registradas em um determinado CPF.

Extrato das transações
Para ter acesso, basta: Entrar no CEI; Clicar em “Extratos e Informativos”; Selecionar “Negociação de ativos”.

De forma obrigatória: A partir de 15/01/2019* *A partir de 15/01/2019, o CAEPF substituirá o Cadastro Específico do INSS – CEI. Número identificador: Será formado pelos nove primeiros dígitos do CPF, seguidos por um sequencial numérico, composto por 3 dígitos, e 2 dígitos verificadores.

No final de 2021, a B3 decretou o fim do Canal Eletrônico do Investidor (CEI), que foi substituído pela Área Logada do Investidor da B3. Segundo a própria B3, o objetivo da mudança de portal é melhorar a jornada de investimentos do usuário e fornecer informações mais detalhadas sobre seus investimentos.

O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.

Seu e-CPF ou e-PF deverá ser vinculado (no momento da aquisição) a matrícula CEI que conste você como empregadora. Para verificar detalhadamente, entre em contato com a Receita Federal, por meio do site.

A Concessão de Matrícula CEI via Internet – CEI / Internet – está disponível para qualquer contribuinte identificado por seu CPF, se pessoa física, ou CNPJ, se pessoa jurídica. É exigida uma senha, informada pelo contribuinte na primeira utilização deste serviço e verificada nos acessos seguintes.

Para as pessoas físicas a matrícula CEI passa a ser substituída pelo CAEPF (Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física), que será um número sequencial vinculado ao CPF.