O que significa a sigla BPA free?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Portanto, todos os produtos comercializados pela empresa são BPA Free, o que significa que são feitos de maneira 100% livre do Bisfenol A e que ainda que aquecidos não vão liberar de forma alguma este componente químico.

Alguns estudos sugerem que o BPA está associado ao desenvolvimento de obesidade, diabetes, infertilidade e algumas formas de câncer. Um levantamento da agência de vigilância epidemiológica dos Estados Unidos indica que 92% da população americana apresenta níveis de BPA na urina.

Como identificar o BPA nas embalagens
Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.

polipropileno

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

PP (Polipropileno):

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

O mais perigoso deles é o bisfenol A ou BPA, matéria-prima utilizada na fabricação do policarbonato, plástico resistente, que é muito utilizado na indústria.

Você sabia que os copos descartáveis, quando contêm um líquido quente, liberam substâncias nocivas ao homem? Os tradicionais copos de plástico usados no Brasil para servir aquele gostoso cafezinho são fabricados com poli- estireno. Esse material, por sua vez, é feito a partir do estireno, que é um composto tóxico.

policarbonato

O BPA é uma substância química utilizada na produção de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos. Ele é bastante utilizado em garrafas retornáveis ou recipientes reutilizáveis, como potes plásticos, copos e mamadeiras.

Jamais aqueça ou congele. Embalagens em isopor não são resistentes ao calor e derretem facilmente, misturando ao alimento e prejudicando ainda mais a saúde.

Abaixo a lista:

  • 1: Polietileno Tereftalato : PET ou PETE.
  • 2: polietileno de alta densidade : HDPE ou PEAD.
  • 3: cloreto de polivinila : PVC.
  • 4: polietileno de baixa densidade : PEBD ou LDPE.
  • 5: Polipropileno : PP.
  • 6: Poliestireno : PS. ...
  • 7: Outro : PC , PLA, etc..

Como saber se a embalagem plástica contém BPA, ftalatos ou estireno? Se na embalagem plástica, na parte em que é possível encontrar aquele símbolo de reciclagem, houver os números 3 ou 7, é porque contém o bisfenol A, ftalatos ou estireno. Portanto, observe atentamente antes de comprar ou utilizar estas embalagens.

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis.

Por isso, no Brasil, a Anvisa proibiu o uso de BPA em mamadeiras e restringiu a migração da substância de embalagens para alimentos a 0,6 mg/kg.

Muitas vezes colocamos alimentos no micro-ondas em recipientes e embalagens de plástico, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingerir ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem quebrar e penetrar nos alimentos.