O que significa a sigla Alara?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Primeiramente vamos relembrar o termo ALARA. ALARA é um acrônimo em inglês, fundamentada na década de 70, que significa As Low As Reasonably Achivable, uma das regras de ouro sobre radioproteção. A tradução em português seria algo como: “Tão baixo quanto razoavelmente exequível/ executável/ possível”.

O chamado princípio ALARA (As Low As Reasonably Achievable) foi fundamentado em 197715 e define, basicamente, que as exposições à radiação devem ser mantidas tão baixas quanto possível.

Para a implementação do Princípio ALARA deve-se promover um estudo pregressivo detalhado com a finalidade de se identificarem todas as variáveis ambientais de cariz qualitativo e quantitativo, como por exemplo: análise das doses ambientais, fontes geradoras, geometria dos espaços, quantidade de trabalhadores e ...

Para balancear riscos e benefícios do uso de radiação nos diagnósticos, a Comissão Internacional de Proteção contra a Radiação (ICRP) apresentou o princípio ALARA em 1977.

Os 3 princípios fundamentais da radioproteção são justificação, otimização e limitação.

A Portaria 453/98 aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes bási- cas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico.

A RDC 330 é uma norma que traz as normas sobre o uso de raio-x para diagnóstico em todo o território nacional e as diretrizes básicas de proteção radiológica no âmbito da medicina e da odontologia.

Os principais EPIs são os aventais de chumbo, protetores de tireoide e óculos com equivalência em chumbo, e fornecem uma proteção de 90% com relação à radiação espalhada. Outra forma de proteção é a utilização de dosimetros termoluminescentes (TLD), para a verificação da dose do trabalhador.

O principal objetivo da Proteção Radiológica é fornecer ao homem um padrão adequado de proteção contra os efeitos nocivos das radiações, sem inibir as atividades humanas benéficas à sociedade ou ao indivíduo do uso das radiações.

Para proteger o paciente contra as radiações você deve fazer uso dos protetores de chumbo como os coletes, protetores de gônadas e tireoide e biombos.

São procedimentos fundamentais para obter a proteção radiológica, segundo o princípio A... Sempre usar dosímetro de monitoramento individual. Praticar uso de colimação e filtração do feixe primário. Utilizar técnicas ideias de kV, receptores de imagem de alta velocidade e mínima repetição de exames.

19 nov Porque o paciente usa avental de chumbo? O chumbo é o material mais utilizado na proteção radiológica, por possuir um ótimo fator de blindagem contra os efeitos dos raios gama e raios-X, tornando-o um excelente material para a radioproteção.

Depois de 18 a 20 aplicações em regiões específicas do pulmão, a dose se completa em 50.000 milisieverts. Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts.

Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem. Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação. Distância: Maior distância possível da fonte de radiação. Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.

A radiação espalhada (secundária) deve ser eliminada ou reduzida ao máximo possível, para evitar perda da qualidade da imagem radiográfica. Isso pode ser obtido mediante a limitação do campo irradiado, com a utilização de grade antidifusora ou pela técnica do espaço de ar (air gap).

Introdução: O efeito anódico descreve um fenômeno em que o ânodo transforma a energia cinética dos elétrons em fótons de radiação X, mas também os absorve parcialmente. Assim, o feixe de radiação emitido em direção ao paciente não é uniforme, variando até 40% entre os extremos da radiografia.

Indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE) são profissionais que sofrem exposição por decorrência de seu trabalho, devido a utilização de radioisótopos instáveis, os profissionais das técnicas radiológicas (PTR) que trabalham com Medicina Nuclear (MN) são considerados IOE.

Aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.

Uma contaminação, radioativa ou não, caracteriza-se pela presença de um material em local indesejável. A irradiação é a exposição de um objeto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer a alguma distância, sem necessidade de contato.

Nesse sentido, a Portaria 453 proíbe o uso para: Fins empregatícios e periciais. Realizar exames de rotina para fins de internação. O rastreamento em massa (exceto se o benefício for comprovado pelo Ministério da Saúde)

A RDC 611estabelece os requisitos sanitários para a organização e o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista e regulamenta o controle das exposições médicas, ocupacionais e do público decorrentes do uso de tecnologias radiológicas diagnósticas ou intervencionistas”.