O que significa a sanguessuga tem duas filhas?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ser ganancioso parece que se tornou sinal de força, determinação e um pré-requisito essencial para o sucesso. Inclusive, esse tipo de mentalidade mundana tem invadido até as igrejas.

Provérbios 30 é uma coleção de ditos sábios e conselhos para viver uma vida boa e correta. Este capítulo específico contém as palavras de Agur, filho de Jaque, e está dividido em duas partes. A primeira parte, versículos 1-9, contém a oração de Agur a Deus.

O significado do versículo que diz que “a sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá e Dá” fala sobre a ganância. Esse texto foi escrito por Agur e está registrado no livro de Provérbios (Provérbios 30:15).

sanguessuga

  1. popular pessoa que bebe muito.
  2. figurado pessoa que explora outra do ponto de vista material e/ou emocional.
  3. figurado pessoa que pede constantemente favores ou dinheiro a alguém.

As sanguessugas (anelídeos) são animais invertebrados e hermafroditas que têm uma enorme diversidade morfológica. Existem mais de 600 espécies diferentes, entre elas há as terrestres, marinhas e de água doce.

Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.

As sanguessugas são vermes anelídeos de água doce, multissegmentados, que sugam sangue, como o próprio nome diz, com 10 estômagos, 32 cérebros, nove pares de testículos e várias centenas de dentes que deixam uma marca distintiva na pele.

5 Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. 6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.

Isso nos alerta para duas lições. A primeira é que ninguém pode ser confiante demais em sua força de resistir ao mal, nem na força dos outros. É preciso estabelecer limites e normas protetoras para manter a moralidade de um relacionamento.

Esses animais recebem esse nome porque se alimentam do sangue de animais vertebrados. Igualmente as minhocas, as sanguessugas fazem respiração cutânea. As sanguessugas não dispõem de cerdas ou parapódios.

O uso da sanguessuga Hirudo medicinalis para purificar o corpo é praticada há milênios. Há relatos da prática há cerca de 2.500 anos no Egito antigo. As sanguessugas também eram usadas para tratar dores localizadas.

As sanguessugas são animais pertencentes ao filo Annellida, classe Hirudinea ou Hirudinoidea, e vivem em ambientes úmidos ou em água doce. Elas são bastante conhecidas pelo fato de algumas espécies serem parasitas externas (ectoparasitas) temporários de outros animais.

Não puxe a sanguessuga com força, pois isso fará com que a ventosa permaneça grudada ao seu corpo.

Hirudinea

A palavra Hirudinea vem do latim hirudo «sanguessuga». As sanguessugas produzem uma substância anticoagulante denominada hirudina.

Segundo o biólogo Márcio Meiken, esse tipo de sanguessuga encontrada na cachoeira é comum no Brasil, principalmente nessa época do ano, quando as águas ficam mais quentes. "Aqui são encontradas as menores, por volta de um centímetro. Quando ficam cheias de sangue, elas ficam inchadas, mas ainda assim pequenas.

20 anos

A sanguessuga-gigante-da-amazônia (Haementeria ghilianii) é encontrada na Guiana e na Amazônia, podendo chegar a até 45 centímetros de comprimento e viver cerca de 20 anos!

Elas possuem um tipo de ventosa e "gruda" a boca fazendo pressão. A língua possui dentes afiados que cortam a pele pra sugar o sangue.

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma.

Quando uma sanguessuga morde, suga lentamente o sangue e injeta compostos como hirudina e calina – presentes em sua saliva – que impedem a coagulação do sangue. A saliva da sanguessuga também contém substâncias semelhantes à histamina que dilatam os vasos sanguíneos e melhoram o fluxo sanguíneo.

Muitos métodos tradicionais de remoção de sanguessugas envolvem colocar um fósforo aceso ou alguma outra chama perto do corpo do animal ou jogar sal, álcool, vinagre ou alguma outra substância no animal.